CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Chapas do União Brasil e PSDB se unem e lançam André Trindade como pré-candidato a prefeito

Trindade tem 45 anos e foi vereador e Secretário de Esportes em Ribeirão Preto; chapa tem o apoio de Duarte Nogueira
André Trindade como pré-candidato a prefeito
Trindade tem 45 anos e foi vereador e Secretário de Esportes em Ribeirão Preto; chapa tem o apoio de Duarte Nogueira

Trindade tem 45 anos e foi vereador e Secretário de Esportes em Ribeirão Preto; chapa tem o apoio de Duarte Nogueira

As eleições municipais de 2024 no Brasil estão marcadas para o dia 6 de outubro, André Trindade como pré-candidato a prefeito, quando eleitores de 5.568 municípios escolherão prefeitos e vereadores. O segundo turno está previsto para 27 de outubro, aplicando-se aos municípios com mais de 200 mil eleitores.

Calendário eleitoral: O período das convenções partidárias terá início em 20 de julho e se estenderá até 5 de atrássto. Durante esses eventos, os filiados às legendas definem os candidatos a prefeito e vereador que concorrerão nas eleições de outubro. Os partidos têm liberdade para escolher a data do evento dentro desse intervalo de 15 dias.

Após as convenções, os partidos devem oficializar os nomes dos candidatos junto à Justiça Eleitoral, por meio do registro de candidatura. Esse registro é fundamental para que o candidato obtenha um número de identificação, possa realizar campanha eleitoral e receber recursos. O prazo para o registro encerra-se em 15 de atrássto.

Requisitos para candidatura: Para se candidatar, o cidadão deve cumprir uma série de requisitos, entre eles a idade mínima: 18 anos para vereador e 21 anos para prefeito. Além disso, é necessário ser brasileiro, estar em pleno exercício dos direitos políticos e estar inscrito no alistamento eleitoral.

O candidato não pode estar inelegível conforme a Lei da Ficha Limpa, o que inclui não possuir condenação criminal colegiada ou contas públicas rejeitadas. Após o registro, os nomes podem ser contestados por adversários, partidos, coligações, federações ou pelo Ministério Público Eleitoral. Registros julgados irregulares podem resultar na exclusão do candidato da disputa ou na perda do mandato, caso eleito.

Não são permitidas candidaturas avulsas, cabendo em regra aos partidos o registro dos candidatos. Caso o partido não realize o registro, o candidato pode fazê-lo individualmente.

Propaganda eleitoral: A propaganda eleitoral geral tem início em 16 de atrássto. No entanto, a propaganda na televisão e no rádio ocorre entre 30 de atrássto e 3 de outubro. Antes de 16 de atrássto, é proibido que candidatos façam pedidos explícitos de votos, sob pena de sanções.

Nos municípios com segundo turno, a propaganda eleitoral será realizada entre 11 e 25 de outubro.

Disputa em Ribeirão Preto: O cenário político em Ribeirão Preto apresenta movimentações significativas. Nesta quarta-feira, o PSDB, partido do atual prefeito Antônio do Arte Nogueira, anunciou apoio à pré-candidatura do ex-vereador André Trindade, do União Brasil. Com essa decisão, o ex-secretário Alessandro Irata desistiu da pré-candidatura e deve concorrer como vice na chapa.

Outros desistentes da disputa são os vereadores Igor Oliveira (MDB) e Isaac Antunes (PL), além do vice-prefeito Daniel Góbi (PP), que declararam apoio ao deputado federal Ricardo Silva (PSD) e ao professor Mauro Inácio, que apoia o advogado Jorge Roque (PT).

Até o momento, os pré-candidatos confirmados à Prefeitura de Ribeirão Preto são:

  • André Trindade (União Brasil), ex-secretário municipal de esportes;
  • Coronel Usai (Podemos), advogado e professor;
  • Esmar Menezes (Agir), juiz federal do trabalho;
  • São Obuqueque (PMB), empreendedor;
  • Jorge Roque (PT), advogado;
  • Marco Aurélio Martins (Partido Novo), empresário;
  • Ricardo Silva (PSD), deputado federal;
  • A sua Livilela (PSB), ex-reitora da USP.

O cenário político pode sofrer alterações até o prazo final de registro das candidaturas, em 15 de atrássto.

Informações adicionais

A CBN está preparando uma ampla cobertura das eleições municipais de 2024, em parceria com o G1 e a Cidade ON. A cobertura incluirá debates com candidatos a prefeito e prefeitas de Ribeirão Preto e outras cidades importantes da região, com o objetivo de informar o eleitor de forma transparente e detalhada.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.