Foram flagrados 39 festas clandestinas neste ano em Ribeirão Preto; Vânia Cantarella comenta sobre a hostilidade nas abordagens
Após lockdown de cinco dias em Ribeirão Preto (SP), entre 17 e 21 de março, houve uma queda nos casos de Covid-19. Dados da Secretaria de Saúde mostram uma redução significativa nas internações.
Queda nas Internações
Antes do lockdown (5 a 16 de março), as internações em UTI subiram de 182 para 233 pacientes (aumento de 28%). Após o período de isolamento (11 a 13 de abril), o aumento foi bem menor: de 281 para 290 (apenas 3%). Nas enfermarias, houve queda de 331 pacientes em 7 de abril para 262 atualmente (redução de 20%).
Aglomerações e Festas Clandestinas
Apesar da queda nos números, a Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de mudança de comportamento. Ainda ocorrem festas clandestinas e aglomerações, como uma festa para 300 pessoas impedida pela Guarda Municipal em um pesqueiro no bairro Olhos d’Água. A Avenida João Fiúsa chegou a registrar congestionamento devido à aglomeração de pessoas sem máscaras.
Leia também
Fiscalização e Orientação
A força-tarefa, composta por prefeitura, Ministério Público, polícia e Guarda Civil, atua na fiscalização de festas clandestinas e estabelecimentos. Em 2021, foram interditadas 39 festas, desde eventos grandes até festas particulares. Em locais públicos, o trabalho foca na orientação e dispersão de aglomerações. A equipe enfrenta hostilidade em algumas situações, com fiscais recebendo agressões. A conscientização da população é fundamental para o controle da pandemia, mesmo com o avanço da vacinação.
A redução nas internações após o lockdown demonstra a eficácia das medidas de restrição. No entanto, a persistência de aglomerações e a resistência de alguns indivíduos exigem a continuidade da fiscalização e o reforço da conscientização para a prevenção da Covid-19 em Ribeirão Preto.



