Via Pix, golpistas pedem dinheiro para falsas doações a moradores de rua e famílias vulneráveis
Fraude em nome de campanhas de inverno preocupa Franca
Campanhas falsas de arrecadação
Com a chegada do inverno e as temperaturas mais baixas, campanhas de arrecadação de agasalhos e cobertores se tornam comuns em diversas cidades. Em Franca, no entanto, essa prática solidária tem sido alvo de criminosos. Golpistas estão se aproveitando da boa vontade da população para aplicar golpes, pedindo dinheiro via Pix sob o pretexto de ajudar na compra de cobertores para moradores de rua e famílias vulneráveis.
Alerta da Prefeitura
José Conrado Neto, chefe de gabinete da Prefeitura de Franca, alerta a população sobre o aumento de fake news solicitando doações em dinheiro para a compra de cobertores. Ele enfatiza que a prefeitura não está realizando campanhas de arrecadação via Pix e que todas as iniciativas para o inverno estão sendo conduzidas pela Secretaria de Assistência Social, sem solicitação de doações em dinheiro à população. Os golpistas utilizam o nome de executivos da prefeitura para dar credibilidade ao pedido.
Como se proteger
A recomendação é para que a população fique atenta a mensagens suspeitas recebidas principalmente pelo WhatsApp. Em caso de dúvida, a prefeitura orienta a população a entrar em contato diretamente com a prefeitura para confirmar a veracidade da campanha antes de realizar qualquer doação. Não repasse mensagens com conteúdo suspeito e, principalmente, não realize depósitos de dinheiro para campanhas não oficiais.
A Prefeitura de Franca reforça o seu compromisso em auxiliar a população durante o inverno por meio de ações da Secretaria de Assistência Social, sem a necessidade de pedir doações financeiras. A solidariedade é fundamental, mas a cautela ao se deparar com pedidos de doações online é ainda mais importante para evitar fraudes.



