CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chefe do tráfico na Colômbia é preso em Ribeirão Preto

Eduard Fernando Cardoza Giraldo seria um dos responsáveis pela distribuição de drogas nos Estados Unidos
Chefe do tráfico Colômbia
Eduard Fernando Cardoza Giraldo seria um dos responsáveis pela distribuição de drogas nos Estados Unidos

Eduard Fernando Cardoza Giraldo seria um dos responsáveis pela distribuição de drogas nos Estados Unidos

Uma operação da Polícia Federal (PF) culminou com a prisão de Eduardo Cardoça Giraldo, um dos maiores e mais perigosos traficantes do mundo, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A ação teve início na fronteira do Brasil com a Colômbia, entre Tabatinga (Amazonas) e Letícia (Colômbia), após agentes da PF suspeitarem de uma mulher que viajava para Ribeirão Preto, com escalas em Manaus e Campinas.

Investigação e Identificação

Informações e imagens compartilhadas com a polícia colombiana confirmaram as suspeitas: a mulher era esposa de Eduardo Cardoça Giraldo. Segundo o delegado da Polícia Federal, Vitor Hugo Rodrigues Alves, Giraldo é um traficante colombiano acusado de tráfico de cocaína e outros crimes, sendo um dos líderes do cartel Los Urabeños, considerado o grupo paramilitar mais poderoso e bem estruturado da Colômbia, com atuação em cidades como Medellín e Bogotá.

A Prisão em Ribeirão Preto

Giraldo estava foragido desde 2015, quando foi indiciado nos Estados Unidos. Ele foi pessoalmente buscar a esposa no aeroporto de Ribeirão Preto, sem seguranças, e mentiu ao ser abordado pelos agentes da PF. “Os policiais federais aguardaram a chegada da mulher no aeroporto de Ribeirão Preto e, quando ela chegou, dois colombianos a buscaram. Um deles era Eduardo Giraldo”, explicou o delegado Alves. Eles foram seguidos até o hotel, onde foram abordados. Giraldo apresentou um documento falso, sendo preso em flagrante.

Crimes e Acusações

Além de ser um ponto-chave na distribuição de cocaína para os Estados Unidos, Giraldo possui uma extensa lista de crimes. O delegado Alves detalhou que Giraldo era um dos líderes do cartel Los Urabeños, um grupo criminoso paramilitar acusado de tráfico de drogas, assassinatos, massacres, cobrança de extorsões, sequestros e ataques terroristas na Colômbia.

Eduardo Cardoça Giraldo foi encaminhado para São Paulo, onde permanecerá à disposição da justiça.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.