CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Chegada do inverno contribuiu para queda nas doações de sangue

Micheli Caligioni, captadora de doadores do Bando de Sangue de Ribeirão Preto, comenta a baixa de até 60% nos estoques
Chegada do inverno contribuiu para queda
Micheli Caligioni, captadora de doadores do Bando de Sangue de Ribeirão Preto, comenta a baixa de até 60% nos estoques

Micheli Caligioni, captadora de doadores do Bando de Sangue de Ribeirão Preto, comenta a baixa de até 60% nos estoques

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto (GSH) enfrenta uma queda de 60% nos estoques neste início de inverno. Segundo Michelle Caligione, Chegada do inverno contribuiu para queda, captadora de doadores da instituição, a chegada do inverno contribui para essa redução, que preocupa a equipe, especialmente com a previsão de uma nova frente fria e o período de férias escolares, que alteram a rotina das pessoas e dificultam as doações.

Michelle explica que o frio faz com que muitas pessoas prefiram ficar em casa, além do aumento de casos de gripes, sinusite e outras doenças respiratórias, que impedem a doação temporariamente. Após sintomas gripais, é necessário aguardar entre 7 e 10 dias para doar sangue, e em casos de uso de antibióticos, o prazo é de 14 dias após o término do tratamento.

Redução nas doações e tipos sanguíneos em falta

Para manter um estoque saudável, o banco precisa coletar entre 36 e 40 doações por dia, mas recentemente registrou apenas 15 coletas em um dia. Os tipos sanguíneos O positivo e O negativo estão entre os mais críticos, com destaque para o O negativo, que é universal e muito demandado.

Critérios para doação e orientações: Podem doar pessoas entre 16 e 60 anos na primeira doação, e doadores regulares até 69 anos, desde que estejam em boas condições de saúde. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais. Após a vacinação contra a gripe, o intervalo para doação é de dois dias; para a vacina contra a Covid-19, sete dias. Pessoas com diabetes controlada por medicação oral, colesterol e pressão alta podem doar, mas é necessário avaliar caso a caso, especialmente em relação aos medicamentos para hipertensão.

Atendimento e importância da doação: O GSH atende cinco hospitais em Ribeirão Preto, incluindo maternidades, e mais seis hospitais na região, sem distinção entre pacientes do sistema público ou privado. Michelle destaca que o processo de doação é rápido, durando cerca de uma hora, e pode salvar até quatro vidas por doação.

Informações adicionais

O banco de sangue está localizado na Rua Quintino Bocaiuva, 975, em Ribeirão Preto, e funciona de segunda a sábado, das 7h ao meio-dia. Não é necessário chegar muito antes do horário de fechamento. Recomenda-se que os doadores levem documento oficial com foto, façam uma refeição leve antes e se mantenham hidratados. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp no número (16) 99720-0830.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.