Quem analisa a obra do cineasta Tommy Wirkola é o crítico Marcos de Castro na coluna ‘Cinema’
Neste fim de ano, as plataformas de streaming e os cinemas estão repletos de filmes natalinos. Mas se você busca algo além dos tradicionais filmes de Natal, a dica de hoje é “Noite Infeliz”, um longa que mistura comédia, ação e um toque de violência.
Uma Nova Visão do Papai Noel
Imagine uma mistura de “Esqueceram de Mim” com “Duro de Matar”, mas com um Papai Noel nada convencional. Em “Noite Infeliz”, o bom velhinho, interpretado por David Harbour (conhecido por “Stranger Things”), é um sujeito que fala palavrões, arrota, toma cerveja e está de saco cheio da humanidade. Quando uma família rica sofre um sequestro na noite de Natal, a criança da casa implora por ajuda ao Papai Noel, que usa métodos nada ortodoxos para salvar a situação.
Ação, Comédia e um Toque de Emoção
O filme é uma montanha-russa de ação, com pancadaria, facas, machados e choques elétricos. Apesar da violência, a trama mantém um certo humor e sensibilidade, principalmente pela atuação da criança de sete anos e a presença de John Leguizamo como um dos bandidos. A previsibilidade da história não compromete a diversão, graças à atuação de Harbour e à dinâmica da trama.
Um Natal Diferente
“Noite Infeliz” é uma aposta ousada, que subverte a imagem tradicional do Papai Noel. O filme arrisca em um roteiro que mistura gêneros e surpreende com a interpretação do ator principal. Apesar de previsível, a comédia, a ação e a pitada de emoção garantem uma experiência divertida e diferente para quem busca algo além do tradicional filme natalino. Vale a pena conferir!



