O que fazer para o calor não pesar no bolso? Ouça as dicas da consultora da CPFL, Elidiane Bernardi
O verão chegou e com ele a preocupação com o aumento no consumo de energia elétrica. Afinal, quem não recorre mais ao chuveiro, ventilador ou ar-condicionado para se refrescar nos dias quentes? Mas como economizar energia sem abrir mão do conforto? Conversamos com Elidiane Bernardi, consultora de relacionamento da CPFL Paulista, que nos deu valiosas dicas para reduzir o gasto com a conta de luz.
Economizando no chuveiro e no ar-condicionado
O chuveiro é o vilão número um, representando de 25% a 35% do valor da conta de energia. Para economizar, a dica é reduzir a temperatura da água, tomar banhos mais rápidos e limpar periodicamente os orifícios do chuveiro. A troca da resistência por uma nova, caso esteja queimada, também é fundamental. Outra opção é investir em chuveiros elétricos com aquecimento solar. Já o ar-condicionado, que consome cerca de 15% da energia, pode ter seu consumo reduzido com o uso combinado de um ventilador, que ajuda a distribuir melhor o ar frio pelo ambiente. Abrir janelas para arejar o ambiente também é uma boa alternativa ao uso constante do ar-condicionado.
Geladeira e lâmpadas: consumo consciente
A geladeira, responsável por 12% a 18% do consumo, exige atenção. Verifique a vedação da borracha, evite abrir e fechar a porta com frequência e mantenha a serpentina limpa. Nunca utilize a geladeira para secar roupas ou outros objetos. Quanto às lâmpadas, que correspondem de 15% a 25% da conta, prefira a luz natural durante o dia e desligue as lâmpadas de ambientes desocupados. Invista em lâmpadas LED ou fluorescentes, que são mais econômicas e duradouras.
Leia também
Dicas extras e manutenção preventiva
Manter os equipamentos em bom estado é essencial para reduzir o consumo de energia. A CPFL Paulista disponibiliza no site www.cpfl.com.br, na seção “Conta Fácil”, dicas de consumo e um canal de atendimento (0800 1010 1010) para solicitar revisão do medidor e tirar dúvidas. Lembre-se: a manutenção preventiva é a chave para economizar energia e dinheiro. Verifique regularmente seus aparelhos e procure por equipamentos com selo de eficiência energética (selo PROCEL).



