Alex Veronex, da Sabesp de Franca, afirma que a vasão dos mananciais é a metade do que o observado no mesmo período de 2020
A estiagem prolongada que afeta a região de Franca tem gerado preocupações com o abastecimento de água. A situação é considerada crítica, com a vazão dos rios em níveis historicamente baixos para o período, semelhante ao observado apenas em setembro.
Vazão em queda livre
Segundo Alex Veronés, gerente da Sabesp em Franca, a vazão atual é metade da observada no mesmo período do ano passado, representando uma redução de 10% a 15% em relação às últimas semanas. Para mitigar a situação, a Sabesp já implantou duas captações emergenciais, que contribuem para o aumento da produção de água.
Racionamento como possibilidade
Apesar dos esforços da Sabesp para manter o abastecimento regular, a possibilidade de racionamento não está descartada. A imprevisibilidade da natureza, com a incerteza sobre chuvas futuras e o comportamento da vazão dos rios, dificulta a previsão precisa. A empresa afirma que já possui um plano estruturado para a implantação de racionamento, caso necessário.
Leia também
Conscientização e medidas futuras
A chuva recente foi insuficiente para aliviar a situação. A Sabesp apela para a colaboração da população, sugerindo medidas simples de economia de água, como banhos mais curtos, uso de baldes para limpeza externa e reparo de vazamentos. A parceria com a prefeitura para ações mais efetivas, como fiscalização, será considerada caso a crise se agrave. O monitoramento da situação e a busca por soluções continuam em andamento.



