CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chuva do fim de semana faz novembro superar a média do mês

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
Chuva fim de semana
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

Após um longo período de seca que afetou o abastecimento de água em diversas cidades da região, as chuvas volumosas do fim de semana trouxeram alívio, mas também causaram transtornos em Ribeirão Preto.

Desabamento no Jardim Paulista

No Jardim Paulista, um muro de uma casa na Rua Orlândia desabou, forçando os moradores a evacuarem a residência. Felizmente, o Corpo de Bombeiros confirmou que ninguém ficou ferido. A proprietária de uma casa nos fundos, com entrada pela Rua Cravinhos, Glauci Profete, relatou prejuízos e suspeita que a construção de um prédio vizinho possa ter abalado as estruturas de sua casa. Segundo ela, uma rachadura de aproximadamente 1 centímetro na cozinha e no piso é motivo de preocupação, indicando uma situação de risco.

Queda de Árvores e Alagamentos

Na zona norte, uma árvore caiu sobre uma residência, sem causar vítimas. Outras três quedas de árvores foram registradas em diferentes pontos da cidade, incluindo a Avenida do Café, Jadiantártica, Avenida Presidente Kennedy, Ribeirânia e Rua Sergipe, nos Campos Elísios. No condomínio Jardim das Pedras, um carro foi atingido por uma árvore. Os alagamentos também voltaram a preocupar os motoristas, com a Avenida Delmo Perdiz intransitável devido ao transbordamento de uma lagoa. A Rua Amparo, na Vila Mariana, também ficou alagada, e alguns motoristas utilizaram a ciclovia na Via Norte para evitar o trecho alagado pelo Rio Ribeirão.

Atuação da Defesa Civil

A Defesa Civil de Ribeirão Preto atendeu diversas ocorrências durante o domingo. O coordenador André Tavares informou que, apesar dos transtornos, as ocorrências não foram de grande proporção, incluindo quedas de árvores e o caso da casa na Rua Orlândia, no Jardim Paulista, que já estava sendo monitorada devido a problemas estruturais causados por uma construção vizinha. A Defesa Civil está investigando se a construção é a causa do problema e um engenheiro fará um laudo técnico conclusivo. As chuvas do fim de semana superaram em 13% a média histórica do mês, com 187,9 milímetros registrados em novembro.

Embora as precipitações tenham trazido benefícios para o abastecimento, os incidentes demonstram a necessidade de atenção à infraestrutura e ao planejamento urbano para mitigar os impactos de eventos climáticos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.