CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chuva do início de ano faz reservatórios recuperarem nível

Ouça a coluna 'CBN Sustentabilidade', com Carlos Alencastre
nível de reservatórios
Ouça a coluna 'CBN Sustentabilidade', com Carlos Alencastre

Ouça a coluna ‘CBN Sustentabilidade’, com Carlos Alencastre

As chuvas do início do ano trouxeram alívio para os níveis dos rios reservatórios, melhorando as perspectivas de abastecimento de água. Entretanto, a situação ainda requer cautela.

Níveis dos Rios

Comparando com o ano passado, o Rio Pardo, por exemplo, está cerca de 80 centímetros abaixo do nível registrado em janeiro de 2017. Em 2014, durante uma crise severa de abastecimento, o rio estava 1,10 metros acima do nível atual. Apesar da melhora em relação a 2015 (63 centímetros acima do nível atual), os níveis atuais ainda estão abaixo dos registrados em 2016.

Chuvas e Precipitação

Embora as chuvas estejam contribuindo positivamente, o volume ainda é menor que o registrado no mesmo período do ano passado. Enquanto em janeiro de 2016 foram registrados quase 400 milímetros de chuva, em 2017, a apenas sete dias do fim do mês, o acumulado é de aproximadamente 220 milímetros. A expectativa é que o volume total de chuvas em 2017 fique abaixo do ano anterior.

Infraestrutura Urbana e Enchentes

As chuvas, apesar de benéficas para o abastecimento de água, também trazem preocupações com relação à infraestrutura urbana. Chuvas intensas causam enchentes e transbordamento de rios, como já ocorreu em alguns pontos, gerando prejuízos. A solução requer planejamento de obras de drenagem, que demandam tempo e recursos, além da conscientização da população para evitar o descarte irregular de lixo e entulho, que entopem as galerias e bocas de lobo.

A situação hídrica demonstra melhora em relação aos anos mais críticos, mas a quantidade de chuvas ainda está abaixo do ideal. A combinação de ações do poder público e da população é fundamental para minimizar os impactos negativos das chuvas e garantir o abastecimento de água e a segurança da população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.