CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chuva fora de época eleva nível do Rio Pardo

Índice de chuva do início de junho é quatro vezes maior que no mesmo período de 2015
Chuva fora de época
Índice de chuva do início de junho é quatro vezes maior que no mesmo período de 2015

Índice de chuva do início de junho é quatro vezes maior que no mesmo período de 2015

Ribeirão Preto testemunha uma reviravolta na paisagem com a elevação inesperada do nível do Rio Pardo, em pleno período de seca. As chuvas fora de época trouxeram um volume quase quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior, contrastando drasticamente com os 72 centímetros marcados em 2015 e os alarmantes 34 centímetros de outubro de 2014, o menor nível desde 1941.

Renascimento do Rio Pardo

Atualmente, o Rio Pardo ostenta 1,58 metros, chegando a quase 2 metros na semana anterior. Clarín do Calói, auxiliar administrativo, expressa sua satisfação com a mudança: “O rio está vivo atrásra, né?” Ele relembra a época em que era possível ver o fundo do rio e as dificuldades para navegar. Agora, trechos antes perigosos e quase intransitáveis tornaram-se acessíveis até para os menos experientes, conforme relatam os instrutores náuticos Mateus Eduardo de Souza e Paulo Henrique Gonçalves.

Impacto na Navegação e Lazer

A melhora nas condições do rio facilita a navegação, antes restrita a quem possuía grande experiência, devido ao risco de danificar as embarcações. Com o aumento do nível da água, o lazer também é impulsionado. “Quando abre o sol, o pessoal aproveita bastante. Você vê várias embarcações na água assim”, comenta um dos instrutores.

Alegria dos Pescadores e Desafios Persistentes

Pescadores profissionais e amadores celebram a cheia do rio. Marcos Augusto Pinto, açougueiro, aproveita seu dia de folga para se divertir pescando. No entanto, nem todos têm a mesma sorte. O aposentado Hélio Faramiglio, embora feliz com o aumento do nível do rio, lamenta a escassez de peixes: “Tá ruim demais. Tem água para mais de medo, mas peixe nenhum”. Ele relata ter pescado apenas peixes pequenos, insuficientes para consumo.

Apesar dos desafios, a cheia do Rio Pardo representa um alívio e um novo capítulo para a região, contrastando com o registro de apenas 87 centímetros em junho do ano passado.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.