CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chuvas de 2015 foram suficientes para os rios da região?

Ouça o quadro 'CBN Sustentabilidade', com Carlos Alencastre
Chuvas rios região
Ouça o quadro 'CBN Sustentabilidade', com Carlos Alencastre

Ouça o quadro ‘CBN Sustentabilidade’, com Carlos Alencastre

As colunas de 2016 começam com um balanço do ano anterior. Carlos Alencastre compartilhou informações sobre o volume de chuvas, se o nível ideal foi atingido e o que ainda é necessário.

Balanço das Chuvas em 2015

As chuvas têm se recuperado, com ocorrências quase diárias na região de Ribeirão Preto. No entanto, até 31 de dezembro, o volume ainda não atingiu a média dos anos anteriores. De acordo com dados de uma estação de medição no Regatas, em Ribeirão Preto, o acumulado de 2015 foi de 1.156 milímetros, abaixo da média histórica (1.300 a 1.500 milímetros) desde 1945.

Comparativo com Anos Anteriores e Perspectivas

Apesar de não atingir a média histórica, o volume de chuvas em 2015 superou o de 2014, que registrou apenas 883 milímetros. O Sistema Cantareira também mostrou recuperação, saindo do “cheque especial”. Embora a crise hídrica de 2014 esteja em processo de recuperação, ainda não se alcançou o cenário ideal, que demanda um volume maior de chuvas ao longo do ano.

Nível do Rio Pardo e Previsões para 2016

Não é possível prever com exatidão o volume de chuvas para 2016, pois depende de fenômenos como El Niño e La Niña. Contudo, o início do ano indica uma tendência de chuvas mais intensas em comparação com 2015. O nível do Rio Pardo, por exemplo, já atingiu 1,5m a 1,60m, aproximando-se de um nível considerado normal. O ideal para essa época do ano seria entre 1,80m e 2m. As represas de Caconde, Limoeira e Euclides da Cunha também estão em processo de recuperação após um intenso abaixamento em 2014.

Espera-se que as chuvas continuem durante janeiro, fevereiro e março, para que o próximo período de estiagem seja mais tranquilo do que os de 2014 e 2015.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.