Sem chuva há mais de 30 dias, São Carlos está com os tanques d’água com índice 40% abaixo do normal
São Carlos enfrenta um problema crítico de escassez de água em seus reservatórios. Com a falta de chuvas persistente, o nível de água em importantes reservatórios da cidade está significativamente abaixo da capacidade.
Reservatórios em Níveis Críticos
Dados divulgados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos apontam uma situação preocupante. No bairro Cidade Aracy, o reservatório, com capacidade para 2,6 milhões de litros, opera com 30% a menos de sua capacidade. A situação é ainda mais grave no bairro Santa Felícia, onde o reservatório, com capacidade para 2 milhões de litros, está com 40% de sua capacidade comprometida.
Causas da Crise Hídrica
A principal causa do problema é a falta de chuvas. A Defesa Civil de São Carlos registra mais de 30 dias sem precipitações, com um déficit de 76% em relação à média ideal para o período. A baixa umidade relativa do ar, em torno de 30%, agrava a situação, aumentando o consumo de água.
Leia também
Conscientização e Medidas de Economia
O SAAE já alertou sobre o déficit hídrico e pediu a colaboração da população para reduzir o desperdício de água. A presidente da autarquia, Maria Ulmo, recomenda o uso consciente da água, priorizando atividades essenciais como higiene e alimentação, e evitando desperdícios em banhos prolongados, lavagem de calçadas e veículos. A previsão de apenas 3 milímetros de chuva para hoje é insuficiente para resolver o problema, e não há previsão de chuvas significativas nos próximos dias. A situação exige atenção e ações imediatas para evitar um colapso no abastecimento de água em São Carlos.



