Quem conta essa história é o colunista Clayton Guimarães na coluna ‘CBN Empreende’
Ribeirão Preto, cidade que completou 167 anos, é reconhecida por sua força econômica em diversos setores. Conhecida como a ‘Capital do Agronegócio’, a cidade também coleciona outros títulos históricos e atuais, que refletem sua trajetória de desenvolvimento.
De Capital do Café à Capital do Agronegócio
Ribeirão Preto já foi chamada de capital mundial do café no início do século passado, atraindo famílias de fazendeiros para suas terras férteis. Ao longo dos anos, conquistou outros apelidos, como ‘Capital do Showpe’, em referência às fábricas do centro. Atualmente, o título mais relevante é o de ‘Capital do Agronegócio Brasileiro’, impulsionado pelo maior evento da América Latina que acontece anualmente na cidade. Esse reconhecimento, segundo o jornalista Ricardo Custio, surgiu a partir de uma publicação em 1987, que destacava o desenvolvimento econômico da cidade, então um dos maiores centros econômicos do interior de São Paulo.
A Califórnia Brasileira: Dados e Reconhecimento
A matéria de Custio, a pedido do chefe da Sucursal do Jornal do Brasil em São Paulo, Augusto Nunes, e com informações de Roberto Guzmão (presidente da Antártica Paulista), ressaltava a alta renda per capita de Ribeirão Preto (equivalente a US$ 5.600 na época, ou cerca de US$ 12.000 nos dias atuais), o desenvolvimento do setor canavieiro impulsionado pelo Proálcool, e a movimentação do Aeroporto Leite Lopes (com cerca de 9.000 voos e 94.000 passageiros em 1986). Esses dados, aliados ao alto padrão de vida e longevidade da população, consolidaram a imagem de Ribeirão Preto como a ‘Califórnia Brasileira’.
Leia também
Um Novo Vale do Silício: O Crescimento das Startups
Além dos títulos históricos, Ribeirão Preto se destaca atualmente pelo crescimento do setor de startups, principalmente no ramo do agronegócio. O Supera Parque, por meio de mapeamentos e levantamentos, reforça o posicionamento da cidade como um importante polo de ciência e tecnologia, gerando oportunidades de emprego e renda. Esse novo cenário consolida Ribeirão Preto como um ‘novo Vale do Silício’, impulsionando ainda mais seu desenvolvimento econômico e tecnológico.
Ribeirão Preto, com sua história rica e seu futuro promissor, se consolida como um importante centro econômico e tecnológico no Brasil, atraindo investimentos e talentos para diversas áreas.