CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cidades com elevados casos de dengue devem intensificar campanhas de combate ao Aedes Aegypti

Pedido é da Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde
combate à dengue
Pedido é da Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde

Pedido é da Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 42 cidades paulistas com alto índice de infestação do Aedes aegypti devem continuar as ações de combate ao mosquito até 8 de dezembro, data prevista para mais um dia D de combate à doença. A recomendação é do Ministério da Saúde.

Campanha Intensificada

A campanha “Todos Juntos contra o Aedes aegypti” foi intensificada em cidades onde, a cada 100 imóveis, foram encontrados quatro ou mais focos do mosquito, classificando a situação como de risco. A diretora do Departamento de Controle de Vetores da Sucen, Susi Sampaio, explica que as próprias cidades informam os índices de infestação.

Ações de Combate

Durante a Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti (26 a 30 de novembro), além das atividades em cada cidade, houve ênfase no trabalho em áreas públicas. A colaboração da população é fundamental, com inspeção dentro e fora de casa para eliminar possíveis criadouros. Ações em prédios públicos, parques e terrenos baldios também devem ser intensificadas.

Monitoramento e Resultados

Em Ribeirão Preto, Bebedouro, Cravinhos, Jardinópolis e Sales Oliveira estão entre as cidades com recomendação para prorrogar a campanha. O monitoramento das ações é realizado pela Sucen. Houve redução de 99% nos casos de dengue no estado em dois anos (de 678 mil em 2015 para 6.269 em 2017), mas em 2018, até novembro, foram registrados 9.181 casos. Prefeituras como Bebedouro relatam ações contínuas de orientação e eliminação de criadouros, principalmente em períodos chuvosos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.