CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cidades da região confirmam novos casos de sarampo

Secretarias da Saúde de Sertãozinho, Franca e São Carlos divulgaram números preocupantes; Ribeirão vive surto da doença
casos de sarampo
Secretarias da Saúde de Sertãozinho, Franca e São Carlos divulgaram números preocupantes; Ribeirão vive surto da doença

Secretarias da Saúde de Sertãozinho, Franca e São Carlos divulgaram números preocupantes; Ribeirão vive surto da doença

O vírus do sarampo continua circulando na região, causando preocupação com o aumento de casos confirmados. Ribeirão Preto registrou 14 novos casos em atrássto, totalizando 20 confirmações. Franca passou de 8 para 10 casos, Sertãozinho de 8 para 9 e São Carlos de 1 para 10.

Casos Confirmados e Diagnóstico

Das novas confirmações em São Carlos, 3 foram por meio de exames no Instituto Adolfo Lutz e 6 por avaliação clínica. Segundo Katja Spiller, Supervisora da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, indivíduos que tiveram contato com casos confirmados em laboratório e apresentaram sintomas da doença também foram considerados casos confirmados, mesmo sem exames laboratoriais.

Aumento na Procura por Vacinação

O aumento de casos levou a um aumento na procura por vacinas. Tatiana Lopes, do Poço de Saúde, relatou o aumento da procura, motivado pela preocupação com a doença, inclusive em idosos. O Juiz Federal Luciano Pedrotti, que nunca havia se vacinado, também procurou imunização após a divulgação dos números de casos.

Cobertura Vacinal e Orientações

Em São Carlos, foram aplicadas 5 mil doses da vacina em atrássto, elevando a cobertura vacinal de 70% para mais de 100%. A cidade possui atualmente 3 mil doses em estoque. A orientação é que pessoas com contato com casos suspeitos procurem unidades de saúde com suas cadernetas de vacinação para avaliação. A recomendação é de duas doses para pessoas até 29 anos, uma dose para pessoas entre 30 e 59 anos e vacinação para crianças entre 6 meses e 1 ano. Além de São Carlos, a região registra casos em Pradópolis, Taquaritinga, Araras, Pirassununga, Rio Claro e São João da Boa Vista, com outras cidades apresentando casos suspeitos.

A situação exige atenção da população e reforça a importância da vacinação para o controle do sarampo na região.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.