Em Ribeirão Preto foram 15 conselheiros eleitos por mais de 10 mil moradores; pleito usou urnas eletrônicas
Ribeirão Preto realiza eleições históricas para conselheiros tutelares
Eleições com recorde de participação
O processo eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares de Ribeirão Preto foi marcado por um recorde de participação. Mais de 10 mil pessoas compareceram às escolas e zonas de votação para escolher seus representantes. Segundo Renan Paulo Quirino, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o processo foi “justo, transparente e limpo”, em contraste com eleições anteriores que apresentaram problemas.
Resultados e próximos passos
A eleição resultou na escolha de 15 titulares e 15 suplentes, distribuídos entre os conselhos 1, 2, 3 e 5. Os novos conselheiros assumem seus mandatos de quatro anos em janeiro de 2024. O CMDCA já divulgou os nomes dos eleitos em seu site e no Diário Oficial, e iniciará um programa de treinamento e capacitação para prepará-los para as funções. Foram 52 candidatos concorrendo ao pleito.
Leia também
Desafios e responsabilidades
Os novos conselheiros tutelares enfrentarão o desafio de lidar com a alta demanda por serviços no município, agravada pela vulnerabilidade social de algumas áreas. O CMDCA trabalha para diagnosticar as necessidades da cidade e garantir que as políticas públicas cheguem a todas as crianças e adolescentes. A transição entre os conselheiros atuais e os eleitos será acompanhada pelo CMDCA, com o objetivo de garantir a continuidade do trabalho e o melhor atendimento à população.



