CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cidades da região passam por simulado de evacuação de emergências de barragens

Centrais hidrelétricas Palmeiras e Retiro estão instaladas no rio Sapucaí-Mirim que margeia estes municípios
Cidades da região passam por simulado
Centrais hidrelétricas Palmeiras e Retiro estão instaladas no rio Sapucaí-Mirim que margeia estes municípios

Centrais hidrelétricas Palmeiras e Retiro estão instaladas no rio Sapucaí-Mirim que margeia estes municípios

Entre hoje e amanhã, moradores dos municípios de São Joaquim da Barra, Cidades da região passam por simulado de evacuação de emergências de barragens, Poá e Guará participarão de um simulado de evacuação de emergência nas barragens das pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) Palmeiras e Retiro, localizadas no Rio Sapo-Caimirim. A ação integra a fase final da implantação do plano de ação de emergência dessas barragens.

Simulado de evacuação e procedimentos: O exercício envolverá a evacuação tanto interna das instalações das PCHs quanto a evacuação completa das áreas consideradas de risco de inundação a jusante das barragens Palmeiras e Retiro. Durante o simulado, será acionada uma sirene que indicará a emergência, alertando a população previamente informada sobre o procedimento.

As áreas de risco contam com infraestrutura adequada, incluindo rotas de evacuação definidas, que direcionam os moradores para zonas seguras, fora do alcance de possíveis inundações. Equipes de suporte estarão presentes para conduzir as famílias até esses locais.

O simulado na PCH Palmeiras ocorrerá a partir das 14 horas de hoje, simultaneamente com a evacuação interna da planta e a evacuação externa, denominada Zona de Auto-Salvamento (ZAS). Amanhã, o mesmo procedimento será realizado na PCH Retiro.

População envolvida e importância do treinamento

Estão cadastradas cerca de 70 famílias, abrangendo aproximadamente 70 propriedades localizadas nas áreas de influência das duas barragens, que participarão do simulado. O gerente de engenharia civil e segurança de barragens da CTG Brasil, Pedro Nunes, ressaltou que o treinamento é uma medida preventiva essencial para garantir a segurança da população e a preparação das equipes envolvidas.

“As barragens são extremamente seguras, atendendo a todos os requisitos legais definidos na legislação brasileira de segurança de barragens. Temos uma equipe técnica especializada que realiza monitoramento contínuo, com diversos sensores instalados, e as barragens estão classificadas como de baixo risco. Este exercício é uma ação preventiva para estarmos preparados para qualquer situação emergencial, independentemente da sua ocorrência.”

Coordenação com órgãos públicos e periodicidade: O simulado é realizado em conjunto com as defesas civis dos municípios envolvidos e o corpo de bombeiros, que integram a estrutura de resposta a emergências local. O plano de contingência da defesa civil (Plancon) é articulado com o plano de ação de emergência das barragens para garantir uma evacuação segura e organizada.

Pedro Nunes explicou que este é o primeiro treinamento realizado como parte da implantação do plano de ação de emergência, que incluiu etapas anteriores como o cadastro da população, estudos técnicos, sinalização de emergência, instalação de sirenes e definição das rotas de evacuação.

Segundo a regulamentação vigente, treinamentos desse tipo devem ser realizados a cada três anos para manter a preparação e a segurança da população e das equipes.

Informações adicionais

O simulado tem como objetivo principal testar e aprimorar os procedimentos de evacuação em caso de emergência nas barragens, garantindo que a população e as equipes estejam preparadas para agir de forma rápida e segura. A CTG Brasil reforça o compromisso com a segurança e a transparência em relação às operações das PCHs Palmeiras e Retiro.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.