Análise foi feita com mais de 50 municípios da região de Ribeirão Preto e na grande São Paulo
São Paulo concentra maior número de casos de Covid-19
Desigualdade na distribuição de casos
Enquanto algumas cidades do interior de São Paulo registram poucos casos e até mesmo nenhuma morte por Covid-19, a região metropolitana da capital enfrenta um colapso no sistema de saúde, com UTIs lotadas tanto em hospitais públicos quanto privados. A diferença na quantidade de casos é significativa, demonstrando uma disparidade na propagação da doença.
São Paulo como epicentro
De acordo com o professor e médico Mauri Leles Del Fábio, do Hospital das Clínicas, a cidade de São Paulo funciona como o centro de dispersão da epidemia. À medida que a distância da capital aumenta, o número de casos confirmados diminui. Essa dispersão ocorre principalmente pelas vias de transporte, sendo que cidades mais afastadas apresentam menos problemas e casos confirmados.
Leia também
Importância do isolamento social
Apesar da menor incidência em cidades do interior, Ribeirão Preto, por exemplo, figura entre as novas cidades com maior índice de contaminação no estado. A capital paulista soma mais de 28 mil casos positivos e mais de 2.200 mortes entre fevereiro e o momento da entrevista. A eficácia das ações de enfrentamento à Covid-19 no interior tem sido maior que na região metropolitana, mas o relaxamento da quarentena pode reverter esse cenário. O isolamento social continua sendo crucial para controlar a propagação do vírus em todo o estado.