CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cidades das regiões de Ribeirão, Franca e Barretos registram queda no número de desempregados

Pesquisa do Seade leva em consideração o período atual e o pré-pandemia; quem explica é o economista Alexandre Loloian
desemprego regiões Ribeirão Franca Barretos
Pesquisa do Seade leva em consideração o período atual e o pré-pandemia; quem explica é o economista Alexandre Loloian

Pesquisa do Seade leva em consideração o período atual e o pré-pandemia; quem explica é o economista Alexandre Loloian

Um estudo da Fundação Seade, com dados do Ministério da Economia, revelou que a taxa de desocupação em São Paulo no primeiro trimestre de 2023 foi inferior à do quarto trimestre de 2019 (pré-pandemia). Regiões como Ribeirão Preto, Franca e Barretos apresentaram redução no desemprego em relação à região metropolitana de Ribeirão Preto (25 cidades), com saldo positivo de 10.448 contratações e salário médio de R$ 3.219.

Desemprego na Região Noroeste de SP

Em entrevista, o economista Alexandre Loloian da Fundação Seade explicou que a pesquisa utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, pela primeira vez incluindo a região noroeste paulista. Isso permitiu uma visão mais ampla do mercado de trabalho, incluindo trabalhadores autônomos e informais, além dos empregados com carteira assinada. A pesquisa revelou que, enquanto o número de empregos formais nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, Barretos e São José do Rio Preto soma 1,15 milhão, o total de ocupados chega a 2,4 milhões, mostrando a importância de considerar toda a diversidade do mercado de trabalho.

Resultados Positivos e Perspectivas

A região noroeste apresentou uma taxa de desemprego de apenas 4,6%, quase metade da média estadual de 8,5%. Esse resultado positivo se deve, em parte, ao bom desempenho da agroindústria, que impulsionou a geração de empregos em setores como cultivo de cana-de-açúcar, transporte e manutenção de máquinas agrícolas. Apesar de o rendimento médio ser um pouco inferior ao da região metropolitana de São Paulo, a região noroeste se destaca pelo dinamismo econômico. Entretanto, setores como o comércio varejista ainda enfrentam dificuldades, com ocupações como vendedor, operador de caixa e porteiro apresentando saldo negativo. Esse cenário, porém, pode ser influenciado pelo período do ano e pela alta taxa de juros.

As perspectivas para o futuro são otimistas, com projeções de crescimento econômico revisadas para cima. A aprovação da reforma tributária, a pressão por redução de juros e a recuperação do mercado de trabalho contribuem para um cenário positivo, com expectativa de melhora nos salários e na geração de empregos na região noroeste de São Paulo.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.