CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cidades menores se destacam nas apreensões de drogas na região

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena
apreensões de drogas
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena

Jardinópolis tem se destacado negativamente nas estatísticas de apreensão de drogas na região. Um levantamento recente da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelou que a cidade lidera o número de casos de tráfico nos sete primeiros meses do ano, com um terço deles envolvendo menores de idade.

Localização Estratégica e Rota de Distribuição

De acordo com João Osinske Jr., diretor do Denter 3, a localização de Jardinópolis a transformou em um ponto central de distribuição de drogas para todo o estado. A facilidade de acesso a pistas clandestinas em meio aos canaviais, utilizadas por aviões agrícolas, e a proximidade com rotas aéreas do Paraguai, que permitem o transporte de drogas sem a necessidade de reabastecimento, contribuem para esse cenário.

Aumento na Apreensão de Maconha e Dinâmica do Tráfico

Houve um aumento significativo na apreensão de maconha este ano, ultrapassando uma tonelada e meia. A dinâmica do tráfico na região favorece drogas mais baratas, como maconha, que podem ser distribuídas com relativa facilidade, utilizando fundos falsos em caminhões e outros veículos para o transporte em grande escala.

Crescimento Desenfreado e Falta de Estrutura

João Carlos Bortolim, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), aponta o consumo interno e a venda de drogas em pequena escala como um problema central, relacionado ao crescimento desordenado da cidade. A falta de lazer, poucos postos de trabalho e a ausência de estrutura pública adequada contribuem para o aumento da criminalidade, especialmente entre os jovens, que encontram no tráfico uma alternativa de renda fácil.

Com 91 ocorrências registradas entre janeiro e julho, Jardinópolis supera cidades maiores em número de casos. O presidente do Conselho Tutelar, Morilo Meneghetti, destaca a falta de opções para os jovens como um fator determinante para o envolvimento com o tráfico, lamentando a situação e o que chama de “caminho sem volta”. A Polícia Militar informou que realiza rondas na cidade para prevenir e combater o tráfico de drogas.

A situação exige atenção e medidas urgentes para mitigar os impactos do tráfico na comunidade, oferecendo alternativas e oportunidades para os jovens.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.