Estudo, realizado por pesquisadores em Campinas, ainda está em fase de testes, mas a projeção é otimista
Cientistas paulistas desenvolvem medicamento promissor contra a Covid-19
Descoberta no interior de São Paulo
Pesquisadores do CNP, em Campinas (SP), identificaram um princípio ativo capaz de conter a replicação do coronavírus. Após testar 2 mil princípios ativos de medicamentos já existentes, encontraram um com eficácia de 94% na eliminação de células do vírus em 48 horas em laboratório. O diretor do Laboratório Nacional de Biosciências, Kleber Frankini, detalhou o processo: testes computacionais, ensaios celulares e, finalmente, a constatação da alta eficiência do medicamento.
Próximas etapas e características do medicamento
Embora o nome do medicamento seja mantido em sigilo até a conclusão dos testes em humanos (previstos para os próximos 30 dias), sabe-se que ele é produzido no Brasil, de baixo custo, encontrado em farmácias comuns e apresenta poucos efeitos colaterais, diferentemente da cloroquina. Sua segurança permite, inclusive, uso pediátrico. Os testes em humanos serão conduzidos em sete hospitais das Forças Armadas, envolvendo 500 pacientes internados, para garantir o acompanhamento diário e a realização de exames.
Leia também
Resultados e perspectivas
O anúncio da descoberta foi feito em Brasília pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Apesar do otimismo com os resultados laboratoriais, os pesquisadores ressaltam a necessidade de cautela, uma vez que os testes em humanos podem apresentar resultados diferentes. Ainda assim, a descoberta representa um avanço significativo na busca por tratamentos eficazes contra a Covid-19.



