CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cientistas transformam cinza da cana-de-açúcar em sílica para indústrias

Material é usado na produção de diversos produtos, inclusive medicamentos
sílica cana-de-açúcar
Material é usado na produção de diversos produtos, inclusive medicamentos

Material é usado na produção de diversos produtos, inclusive medicamentos

Pesquisadores da USP encontraram um método inovador e sustentável para a produção de sílica, um material presente em diversos produtos, de tintas a medicamentos. A nova técnica utiliza cinzas de biomassa da cana-de-açúcar, um resíduo abundante da indústria sucroalcooleira, como matéria-prima.

Sílica Sustentável: Uma Alternativa Econômica e Ecológica

A sílica industrial, tradicionalmente extraída da areia, causa impactos ambientais significativos. A pesquisa da USP, coordenada pela professora Denise Alves Fungaro, apresenta uma alternativa mais econômica e ecologicamente correta. A utilização das cinzas de biomassa reduz a necessidade de extração de areia, diminuindo a pressão sobre os recursos naturais.

Cinzas de Cana: Do Resíduo ao Recurso

Anualmente, a indústria sucroalcooleira gera de 3 a 12 milhões de toneladas de cinzas de biomassa de cana-de-açúcar. Anteriormente descartadas, essas cinzas atrásra se mostram uma fonte rica em sílica. A transformação desse resíduo em um produto de valor agregado representa um avanço significativo, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. A pesquisa destaca o potencial de agregar valor a um material que, até então, era considerado apenas um resíduo.

Novo Nicho Econômico para o Setor Sucroenergético

Com a alta demanda por sílica e o potencial de comercialização do produto obtido a partir das cinzas de cana, a pesquisa abre um novo e promissor nicho econômico para as empresas do setor sucroenergético. A viabilidade econômica e a sustentabilidade do processo tornam a iniciativa atrativa e relevante para o mercado.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.