Jovens, com idades entre 13 e 17 anos, foram ouvidos e indiciados por ‘ato infracional’
Cinco adolescentes foram apreendidos em flagrante por ato infracional após serem flagrados praticando “rabeira” em ônibus na cidade. O incidente ocorreu na Avenida Independência e resultou em danos ao transporte coletivo. Os pais dos adolescentes também podem ser responsabilizados pelos prejuízos causados.
Responsabilidade dos Pais e Danos Causados
De acordo com o juiz da infância e juventude Paulo César Gentili, os pais são corresponsáveis pelos danos causados pelos filhos. Ao praticarem “rabeira”, os adolescentes cometem ato infracional equiparado a crime de dano, podendo ser submetidos a julgamento. A concessionária de ônibus pode entrar com ação de indenização contra os pais pelos prejuízos sofridos.
Mapeamento de Áreas de Risco e Ações Preventivas
O juiz Gentili sugere que a RPmob (empresa de transporte público) mapeie as áreas e horários onde a prática de “rabeira” é mais frequente, para que a Polícia Militar possa atuar de forma mais eficaz na prevenção. Além disso, a RPmob poderia lançar campanhas de conscientização para jovens e pais sobre os riscos e consequências dessa prática.
Leia também
Violência e Medida de Segurança
Recentemente, houve casos de violência envolvendo menores no bairro Cristo Redentor, com depredação de ônibus e ameaças a motoristas. Em resposta, ônibus precisaram ser escoltados pela Guarda Civil Metropolitana e pela Polícia Militar. A RPmob afirma realizar reuniões frequentes com o Ministério Público e aguarda solicitar apoio para combater a prática da “rabeira”. A Polícia Militar e a Guarda Civil também realizam ações conjuntas com a RPmob para coibir esse tipo de ato.



