Multinacionais discutiram soluções ambientais e inovações do agronegócio na última semana; entenda no ‘CBN Tecnovação’
Cinco startups mexicanas estiveram em Ribeirão Preto para uma imersão de negócios e inovação, promovida pelo Supera Parque em parceria com a Amprotec e outras instituições. O evento faz parte de um programa de incubação cruzada Brasil-México, seguindo a lógica da ‘Diplomacia da Inovação’.
Startups Mexicanas e seus Setores
As startups participantes representaram diversos setores, principalmente Agtech e Foodtech. A Biochrone desenvolve soluções sustentáveis para controle de pragas em lavouras; a Carbon Trace foca em tecnologias para rastrear e reduzir emissões de carbono; e a Ecoscience Lab oferece bioestimulantes para plantas, aumentando a produtividade e reduzindo o uso de agrotóxicos. A Ados Biotec trabalha com microalgas para diversas aplicações, enquanto a Origin Greeners Series desenvolve tecnologia para produção de alimentos em sistemas hidropônicos verticais, com foco em sustentabilidade e geração de renda em comunidades carentes.
Missão Internacional e Parcerias
A escolha de Ribeirão Preto se deu devido à força da região em tecnologias agrícolas e à candidatura bem-sucedida do Supera Parque. O programa foi mútuo: startups brasileiras de Agtech e Foodtech também foram enviadas ao México para estabelecer conexões e buscar oportunidades de mercado. Duas startups de Ribeirão Preto, a Bay Maisel e a Decoy, participaram da missão mexicana.
Leia também
Agenda e Resultados
A agenda das startups mexicanas incluiu encontros com o prefeito, visitas ao Parque Tecnológico, workshops sobre o mercado agro brasileiro, e matchmaking com potenciais parceiros, clientes e investidores. Visitas técnicas a indústrias locais, como a Usina Martinho Prado, também fizeram parte da programação. O evento demonstra a crescente importância da cooperação internacional e da ‘diplomacia da inovação’ para o desenvolvimento de startups e a competitividade global.