CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

‘Cinquentões’ são os preferidos do comércio

Trabalhadores da faixa etária de 50 anos ou mais têm sido os preferidos dos lojistas
Cinquentões preferidos comércio
Trabalhadores da faixa etária de 50 anos ou mais têm sido os preferidos dos lojistas

Trabalhadores da faixa etária de 50 anos ou mais têm sido os preferidos dos lojistas

Em um mercado de trabalho em constante transformação, a experiência tem se mostrado um diferencial valioso. Empresários, atentos a essa tendência, têm cada vez mais contratado profissionais com mais de 50 anos. Em São Paulo, quase 30 mil vagas foram preenchidas por essa faixa etária, segundo a Confederação Nacional do Comércio, demonstrando a importância de retornar ao mercado de trabalho, mesmo que em uma nova área de atuação.

A Busca por Novas Oportunidades

A crise econômica impulsionou muitos profissionais a buscarem novas oportunidades, como Elinthon Silva, que migrou da área de esquista para o comércio. A necessidade de encontrar uma colocação com um salário adequado o motivou a essa mudança. Uma pesquisa revelou uma queda de mais de 2% no número de empregados no comércio em todo o estado, com os jovens liderando as demissões. No entanto, os profissionais com mais de 50 anos encontraram um novo espaço, conquistando quase 30 mil vagas.

Valorização da Experiência e Diversidade

Rita de Cássia Domênis, monitora de caixa, é um exemplo dessa valorização. Após um período de desemprego, ela foi selecionada para operar o caixa de uma livraria e logo foi promovida. Ela destaca a abertura da empresa à diversidade e a gratidão pela valorização que recebe. O Brasil possui quase 46 milhões de pessoas com mais de 50 anos, representando 23% da população. Nos últimos 10 anos, o número de desempregados nessa faixa etária diminuiu 62%, segundo dados do IBGE.

Adaptação do Mercado e Novas Perspectivas

O consultor de recursos humanos, Dimas Facioli, explica que essa preferência se deve à disponibilidade dessa mão de obra e à adaptação do mercado às exigências dos clientes. Profissionais mais experientes conseguem se comunicar e entender as necessidades de clientes com a mesma vivência. Dimas ressalta que não há uma disputa entre jovens e profissionais mais experientes, pois os jovens buscam outras opções que se alinhem mais aos seus propósitos. Miriam Mamurra, gerente de loja com 53 anos, compartilha sua experiência e a importância de transmitir conhecimento aos mais jovens. Os profissionais com mais de 50 anos estão ganhando espaço em diversas áreas, além do comércio.

A valorização da experiência e a adaptação às novas demandas do mercado abrem portas para profissionais de todas as idades, criando um ambiente de trabalho mais diverso e rico em conhecimento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.