CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cinto de segurança e seta são os principais causadores de multas

Até abril de 2017 foram aplicadas 40 mil pela falta de cinto e 748 por não dar seta
multas de trânsito
Até abril de 2017 foram aplicadas 40 mil pela falta de cinto e 748 por não dar seta

Até abril de 2017 foram aplicadas 40 mil pela falta de cinto e 748 por não dar seta

Entre as multas mais frequentes no trânsito de Ribeirão Preto, destacam-se a falta do uso do cinto de segurança e o não acionamento das setas. Motoristas estão esquecendo desses equipamentos essenciais, contribuindo para um trânsito mais perigoso.

Multas por infrações: números alarmantes

A falta de sinalização com setas é considerada infração grave, resultando em multa de R$ 195,00 e 5 pontos na carteira. Em 2022, 1.678 motoristas foram autuados em Ribeirão Preto pela Polícia Militar por esse motivo. De janeiro a abril de 2023, esse número já chegou a 748. A falta do cinto de segurança também é um problema recorrente: 136 mil multas em 2022 e quase 40 mil até abril de 2023.

Impacto no trânsito e aumento de casos em outras cidades

A imprudência de motoristas que não acionam as setas gera transtornos e reclamações, além de aumentar o risco de acidentes. Em algumas cidades da região, o problema se agravou: em Barretos, por exemplo, houve um aumento de 7 vezes no número de autuações por falta de seta em comparação com o ano anterior. Patrocínio Paulista e Franca também registraram aumento significativo de casos. A falta de sinalização, principalmente à noite, pode levar a acidentes graves.

Prevenção e conscientização

Especialistas reforçam a importância do uso correto das setas e do cinto de segurança, lembrando que esses hábitos são fundamentais para a segurança no trânsito. A falta de atenção e o efeito cascata, em que um motorista sem sinalização incentiva outros a fazerem o mesmo, contribuem para o aumento das infrações. A conscientização e o respeito às leis de trânsito são essenciais para um trânsito mais seguro para todos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.