Duas pessoas ficaram feridas com o desabamento de uma tenda, uma delas em estado grave; Polícia Civil e SERIPA investigam o caso
O acidente e vítimas
Na tarde de quinta-feira, um helicóptero sofreu um incidente no heliponto da Agri Show que terminou com o desabamento de uma tenda. Duas pessoas ficaram feridas: um homem de 28 anos, atingido por uma das estruturas e em estado grave, permanece internado; e uma mulher de 25 anos, que sofreu fratura no tornozelo.
Depoimentos e abertura de inquéritos
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos já iniciou apurações sobre o caso. A Polícia Civil também investiga e solicitou posicionamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para verificar se o heliponto tinha autorização para receber esse tipo de aeronave.
Os dois pilotos do helicóptero, identificados como Paulo Rodrigo Domingues e Renato Lopes, prestaram depoimento à polícia. Segundo eles, não havia proibição para sobrevoar as barracas durante a aproximação de pouso. Relataram que a aeronave estava em baixa velocidade e que foram atrapalhados por outras aeronaves: uma teria passado em frente à fila de pouso e outra teria passado por baixo do helicóptero que pilotavam. Conforme os depoimentos, a estrutura da barraca destinada ao centro de distribuição de bebidas desabou sobre pessoas que estavam sobre ela.
Leia também
O boletim de ocorrência foi registrado por lesão corporal e abuso na prática de aviação. A polícia informou que, se comprovadas irregularidades, piloto e copiloto podem responder por lesão corporal culposa.
Posicionamento da organização
O organizador da área destinada ao pouso de aeronaves na Agri Show também prestou depoimento e afirmou que os pilotos se aproximaram de forma equivocada, passando sobre as barracas. Segundo ele, apenas aeronaves de pequeno porte estariam autorizadas a transitar pelo perímetro e outras aeronaves já haviam operado no local em dias anteriores sem danificar estruturas.
Em nota, a organização do evento afirmou que a Agri Show segue normas técnicas internacionais e orientações da ANAC, e que fez uma apresentação de regras de segurança aos pilotos antes do início da feira.
O caso segue sob investigação pelas autoridades competentes e novas informações devem ser divulgadas conforme forem concluídos os laudos e inquéritos.



