CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cirurgia bariátrica é segura e ainda essencial no tratamento da obesidade, afirma especialista

Com metade dos brasileiros acima do peso, médico explica indicações, acesso no SUS e papel das canetas emagrecedoras
cirurgia bariatrica
Canva

A obesidade é considerada uma doença crônica e já atinge cerca de 50% da população brasileira. A estimativa é que, até 2030, 30% dos brasileiros estejam com obesidade. O gastrocirurgião Michel Fernandes explicou que, apesar da alta demanda, apenas cerca de 1% dos pacientes que teriam indicação conseguem realizar cirurgia bariátrica pelo SUS.

Segundo o especialista, a cirurgia continua sendo fundamental, especialmente para pacientes com índice de massa corporal acima de 40 ou acima de 35 com comorbidades graves. As chamadas canetas emagrecedoras auxiliam no tratamento, mas não substituem o procedimento em casos mais graves. Ele também destacou que a bariátrica evoluiu, tornou-se mais segura e hoje apresenta baixos índices de complicação.

O médico reforçou que o tratamento exige acompanhamento multidisciplinar e que o processo até a cirurgia envolve comprovação de tentativa de tratamento clínico por dois anos. Após o procedimento, a perda de peso costuma ocorrer ao longo de um ano a um ano e meio. Quer entender quem tem indicação, como funciona a cirurgia e quais são os cuidados no pós-operatório? Ouça a coluna completa no áudio.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.