Cerca de seis mil tributos foram suspensos em Bebedouro
Operação Tchaikin: MP e Polícia Civil investigam multas em Bebedouro
Uma operação conjunta entre o Ministério Público e a Polícia Civil resultou na apreensão de mais de 6 mil multas de trânsito em Bebedouro. As 33 caixas com autos de infração, emitidos desde julho de 2016, foram recolhidas do Departamento de Trânsito do município. A operação, batizada de “Tchaikin” (que significa “conferir” em inglês), apura a suspeita de que o departamento tenha cancelado multas irregularmente, favorecendo infratores.
Departamento de Trânsito nega irregularidades
O diretor do Departamento de Trânsito, Arquivaldo de Camargo, afirmou estar surpreso com a investigação. Ele declarou que o departamento atendeu prontamente à solicitação de busca e apreensão, entregando toda a documentação solicitada referente ao período de junho de 2016 a novembro de 2017. Camargo negou veementemente qualquer fraude, assegurando que nenhuma multa foi arquivada sem comprovação de erro. Segundo ele, o cancelamento de multas se deu apenas em casos em que a situação relatada pelo infrator era verossímil e justificava a anulação da infração, dentro dos limites da legislação e da discricionariedade administrativa.
Investigação em andamento
O promotor e o delegado responsáveis pelo caso se recusaram a gravar entrevista antes da análise do material apreendido. Informaram apenas que a denúncia que originou a operação foi feita no início de dezembro. As investigações estão em andamento para apurar a veracidade das denúncias e determinar se houve ou não irregularidades no cancelamento das multas de trânsito em Bebedouro.
Leia também
A operação demonstra o compromisso das autoridades em garantir a transparência e o cumprimento da legislação no setor de trânsito. A apuração dos fatos permitirá esclarecer se houve ou não qualquer tipo de favorecimento e quais as medidas cabíveis.



