CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cláudio Luiz da Silva, o menino que serviu para viver!

Ex-Febem vira professor de Filosofia e mestre de Saúde Mental na USP de Ribeirão. Clica e ouça essa história com a Daniela Lemo
menino que serviu
Ex-Febem vira professor de Filosofia e mestre de Saúde Mental na USP de Ribeirão. Clica e ouça essa história com a Daniela Lemo

Ex-Febem vira professor de Filosofia e mestre de Saúde Mental na USP de Ribeirão. Clica e ouça essa história com a Daniela Lemo

Apresentação de Cláudio Luiz da Silva, mestre em saúde mental e professor de filosofia, que superou uma infância difícil em instituições para menores.

Deixado no SAM e a experiência na FEBEM

Cláudio Luiz da Silva foi abandonado aos três anos de idade pela mãe no Serviço de Amparo ao Menor Abandonado (SAM) em Bragança Paulista. Quatro anos depois, ingressou numa unidade da Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (FEBEM) em Lins. Apesar do abandono inicial, Cláudio descreve sua experiência na FEBEM como positiva, destacando a estrutura e o suporte recebidos: alimentação adequada, atividades pedagógicas, e um ambiente que priorizava o desenvolvimento dos jovens. A unidade em Lins era um lar, e não um pavilhão, com um máximo de 24 meninos, e uma família tutora que os acompanhava. Mais tarde, ele foi transferido para uma unidade maior em Batatais, com 80 meninos, que tinha uma estrutura de fazenda, com atividades agrícolas e técnicas, além de suporte pedagógico e psicológico.

A transição para a vida adulta e a busca por conhecimento

Aos 18 anos, Cláudio deixou a FEBEM. Ele descreve esse momento como um novo abandono, pois apesar de ter recebido uma boa formação na instituição, sentiu-se despreparado para lidar com os desafios da vida adulta. Apesar das dificuldades iniciais, ele conseguiu se manter na linha do cidadão, trabalhando e buscando conhecimento. Ele passou em um concurso público na Caixa Federal ainda enquanto estava na FEBEM e, posteriormente, trabalhou no fórum local. Cláudio destaca a importância dos estudos, afirmando que “uma postila vale mais que um milhão de reais”. Após uma fase de questionamentos existenciais e um período sabático em um mosteiro, ele decidiu seguir sua paixão pela filosofia, ingressando na USP em Ribeirão Preto.

Da filosofia à neurociência: uma trajetória de superação e sucesso

Cláudio conciliou seus estudos em filosofia com trabalhos como redator publicitário, garçom e lavador de pratos. Formou-se em filosofia e, posteriormente, fez mestrado em saúde mental na USP e atualmente cursa doutorado em neurociência, buscando aplicar seus conhecimentos na área da educação. Sua trajetória demonstra a força da resiliência e a busca incessante pelo conhecimento como ferramentas para superar desafios e construir uma vida plena e significativa.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.