Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena
As reclamações sobre problemas com portas giratórias em agências bancárias persistem, e muitos clientes relatam constrangimento ao serem barrados. Um caso recente ilustra essa situação: o motorista Cícero Vicente dos Santos foi impedido de entrar em um banco devido ao calçado que usava.
O Incidente com o Calçado
Segundo Cícero, a funcionária do banco informou que ele só poderia entrar descalço. “Fui barrado por causa da minha botina que tem biqueira de ferro. Ao entrar, a porta travou. Tirei todos os objetos dos meus bolsos e expliquei que a botina tinha biqueira de ferro, mas ela disse que eu não poderia entrar”, relatou Cícero. Nem mesmo a presença da polícia resolveria a situação. Cícero expressou seu constrangimento diante das pessoas que estavam atrás dele, tanto dentro quanto fora do banco.
Relatos de Situações Extremas
A atendente Francis Justino relatou ter presenciado situações ainda mais extremas, como uma pessoa que tirou toda a roupa para conseguir entrar na agência. “Eu vi, gente, foi um absurdo. Já que era assim, tirou tudo e ficou no passo. Aí ela foi lá resolver. Nossa gente, é um absurdo”, comentou Francis.
Leia também
Segurança Bancária e Legislação
Para garantir a segurança, os bancos seguem regras rigorosas. Uma lei municipal de 1997 exige a instalação de portas giratórias. Bartira Lemaçom, secretária do sindicato dos bancários, explica que os equipamentos atuais são mais rigorosos para evitar a entrada de pessoas com qualquer tipo de metal, como chaves, cintos ou bolsas com zíperes. “Às vezes a pessoa fala: ‘Mas eu não tinha mais nada’, mas o zíper da calça é um metal”, exemplifica Bartira.
A instalação das portas giratórias surgiu como uma medida para evitar assaltos, que eram frequentes nas agências. “Tínhamos muitos assaltos dentro das agências, as pessoas entravam armadas, entravam com canivete. Clientes e bancários morreram. Então, surgiu como um item a mais de segurança”, completou Bartira.
Além das portas, os vigilantes são treinados e possuem controle remoto para monitorar a entrada e saída de pessoas. Eles são responsáveis pela segurança da agência, dos funcionários e dos clientes.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos instalam portas automáticas com detectores de metal para garantir a segurança de todos, e não para criar obstáculos ou constrangimentos.
Embora as portas giratórias causem transtornos, elas são parte de um sistema de segurança que visa proteger a todos que frequentam as agências bancárias.



