CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clima positivo para as lavouras influenciou na criação de empregos no campo, indica especialista

Segundo José Carlos de Lima Júnior o bom momento do agronegócio está relacionado com as chuvas do período; ouça o comentário
empregos no campo
Segundo José Carlos de Lima Júnior o bom momento do agronegócio está relacionado com as chuvas do período; ouça o comentário

Segundo José Carlos de Lima Júnior o bom momento do agronegócio está relacionado com as chuvas do período; ouça o comentário

O agronegócio paulista fechou o mês de abril com um saldo positivo na geração de empregos, registrando o melhor resultado dos últimos quatro anos. Esse crescimento foi impulsionado pela colheita de importantes culturas, perspectivas otimistas para a safra 2022-2023 e, principalmente, pelas chuvas que beneficiaram significativamente a produtividade.

Impulso da Produtividade

O aumento na geração de empregos foi impulsionado por atividades ligadas à agricultura, como a preparação de lavouras de milho e café, além da produção florestal. As chuvas abundantes desde outubro de 2022 tiveram um papel crucial, elevando a produtividade, especialmente na cana-de-açúcar. Isso gerou maior demanda por mão de obra em todas as etapas da produção, desde a operação de maquinários até o trabalho braçal.

Expectativas para o Plano Safra

As perspectivas positivas para o setor também se estendem ao Plano Safra 2023-2024, previsto para ser anunciado na semana seguinte à publicação desta matéria. A expectativa é por valores robustos de financiamento, mas a grande preocupação reside nas taxas de juros a serem cobradas. A manutenção dos valores do ano anterior já seria um resultado positivo, considerando o aumento do custo do capital e a queda no preço das commodities. Aponta-se também a necessidade de uma distribuição eficiente dos recursos, considerando as demandas da agricultura familiar e industrial.

Desafios e Oportunidades

Apesar do otimismo, desafios permanecem. A incerteza quanto às taxas de juros e a distribuição dos recursos do Plano Safra impactam diretamente a capacidade de investimento e contratação do setor. A experiência passada, com recursos esgotados precocemente, reforça a necessidade de um planejamento eficiente e transparente na alocação dos fundos públicos. A despeito disso, o cenário atual indica um momento positivo para o agronegócio paulista, com boas perspectivas de crescimento e geração de empregos.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.