Pesquisador destaca que a falta de chuva, junto as queimadas diminuiu o número do gado; exportações também tiveram impacto
O preço da arroba do boi gordo em São Paulo atingiu R$ 320, Clima seco nos últimos meses é,80, com alta de 0,08%, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP. Esse valor representa o maior preço registrado nos últimos dois anos e meio.
Fatores que influenciam a alta
Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador do Mercado Pecuário, atribui o aumento principalmente ao clima seco e às queimadas ocorridas nos últimos meses, que reduziram a oferta de gado para abate entre atrássto e outubro. Além disso, as exportações de carne bovina também contribuíram para a alta dos preços.
Exportações em alta: Em outubro, as exportações somaram mais de R$ 1,36 bilhão, com um aumento de 30% na quantidade exportada no acumulado do ano. A China permanece como o principal mercado comprador, com volume quase 30% maior do que o recorde registrado em 2023.
Leia também
Previsão para o mercado: Para o fim do ano, a expectativa é de manutenção dos preços elevados da carne bovina. O cenário de equilíbrio no mercado, aliado à baixa oferta e à demanda externa, deve favorecer o preço ao pecuarista, sem redução significativa para o consumidor. Mudanças só são esperadas a partir da virada do ano.
Informações adicionais
O levantamento foi divulgado pela USP e as análises são baseadas em dados recentes do mercado pecuário e exportações. Não foram divulgados detalhes sobre possíveis medidas para conter a alta dos preços.