Confira a coluna ‘CBN Giro Sobre Rodas’ com Tiago Songa
O programa CBN Giro Sobre Rodas entrevistou Thiago para discutir o Clube do Carro Antigo de Ribeirão Preto, o ‘Faixa Branca’, que completou 32 anos. O clube, localizado em uma região que abrange até 200km de Ribeirão Preto, é considerado um dos mais antigos e tradicionais da região.
Origem do nome e história do clube
O nome ‘Faixa Branca’ remete aos pneus com faixas brancas laterais, comuns em automóveis até os anos 60. Embora menos frequentes nos anos 70, a característica era um símbolo de zelo pelo veículo. A primeira reunião dos colecionadores que originaram o clube ocorreu por volta da inauguração do Ribeirão Shopping, em um evento de exposição de veículos antigos. Entre os nomes importantes na fundação estão Maurício Estelita, Celso Frateschi e a família Gabarra. A fundação oficial do clube ocorreu em 1989, mas o grande impulso veio em 1999, com uma parceria com a emissora KTV e a realização do primeiro encontro de veículos antigos no novo shopping.
O Faixa Branca hoje
Atualmente, o clube conta com mais de 200 associados, entre inscritos, colaboradores e não pagantes. A sede do clube, localizada na Rua Luciana Mara Inácio, 825, Jardim Botânico, em Ribeirão Preto, além de abrigar os associados, pretende se transformar em um museu. A sede abriga troféus de pilotos locais, como Paulo Gomes e Antônio Castro Prado, contando parte da história do automobilismo da cidade.
Leia também
- Clube da viola 30 anos: Clube da Viola comemoração 30 anos com de DVD na região de Ribeirão Preto
- Aumento faixa isenção imposto renda: Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprova projeto que aumenta faixa de isenção do IR
- Incêndio de grandes proporções atinge o antigo 'Parque Cidade da Criança', em Ribeirão Preto
Curiosidades e legado
Uma curiosidade é que o termo ‘Faixa Branca’ também era usado como ‘Tarja Branca’, e em determinado momento, ter um carro com essa característica era considerado brega. Hoje, no entanto, é sinônimo de luxo e veículos antigos. O Faixa Branca é considerado pioneiro e um marco para os demais clubes de carros antigos da região, preservando a paixão pelo automobilismo e a história dos veículos clássicos.