Defesa ocorreu em uma reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco do Ministério da Agricultuta, nesta quarta (28)
Cadeia Produtiva do Tabaco Ganha Comissões de Acompanhamento
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defendeu a criação de novas Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADEX) para a cadeia produtiva do fumo e cultura. A iniciativa foi discutida em reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco do Ministério da Agricultura, ocorrida nesta semana.
Objetivo das CADEX
As CADEX funcionam como um fórum, reunindo representantes de produtores rurais e indústrias. Seu objetivo é garantir equidade e autonomia para os produtores que atuam com o modelo de integração, amparado pela Lei 13.288 de 2016. Neste modelo, produtores integrados e indústrias integradoras firmam contratos para produção e comercialização da matéria-prima.
Temas Discutidos nas CADEX
Entre os assuntos debatidos nas CADEX estão: remuneração, alterações de parâmetros técnicos, impactos de mudanças legislativas, custos e padrões de qualidade dos insumos. Para mais informações sobre as CADEX, acesse cnabrasil.org.br.
Leia também
Em resumo, a criação dessas comissões visa fortalecer a parceria entre produtores e indústrias, promovendo um ambiente mais justo e transparente na cadeia produtiva do tabaco.