Coordenadora da vigilância epidemiológica faz alerta para a baixa adesão a vacinação; apenas 40% dos idosos receberam as doses
Ribeirão Preto realiza mutirão de vacinação, mas cobertura ainda preocupa
Baixa adesão aos imunizantes
Apesar do mutirão de vacinação realizado no último sábado em Ribeirão Preto, a cobertura vacinal contra a gripe e outras doenças continua baixa na cidade. Segundo a coordenadora da vigilância epidemiológica, Lucia Márcia Romanho Olipassos, a campanha, que vai até 31 de maio e deve ser prorrogada, apresenta apenas 38% de cobertura em todos os grupos, com destaque para a baixa adesão entre idosos (23%) e crianças (40%).
Riscos da baixa vacinação
A baixa cobertura vacinal preocupa as autoridades de saúde, principalmente com o aumento da circulação de vírus respiratórios, como o da influenza, em um período de temperaturas mais baixas e tempo seco. A coordenadora alerta para a importância da vacinação, não apenas contra a gripe, mas também contra a Covid-19, para evitar complicações e hospitalizações.
Leia também
- Ribeirão Preto tem vacinação contra a gripe neste sábado (14) devido a baixa cobertura vacinal
- Prefeitura de Ribeirão Preto realiza campanha para aumentar cobertura vacinal neste sábado (28)
- Aumento de doenças respiratórias ribeirão preto: Número de pessoas com doenças respiratórias tem alta de 98% em Ribeirão Preto no mês de junho
Como se vacinar
Quem não participou do mutirão pode procurar a unidade de saúde do seu bairro para se vacinar. É importante respeitar os horários de funcionamento das unidades. A proteção por meio da vacinação é fundamental para garantir a saúde da população e reduzir a pressão sobre o sistema de saúde.
Com a intensificação de doenças respiratórias típicas dessa época do ano, a recomendação é que a população procure se proteger com a vacinação completa, incluindo as doses contra o coronavírus, para evitar agravamentos e hospitalizações. A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto reforça a importância da prevenção e convida a população a procurar as unidades de saúde para atualizar suas cadernetas de vacinação.



