Apesar da capa de pelo, os pets também sofrem com a queda nas temperaturas; confiras as dicas da veterinária Bianca Shimizu
Com a chegada da frente fria e a queda acentuada das temperaturas, é preciso redobrar os cuidados com os animais de estimação. Assim como os humanos, eles também sofrem com o frio intenso, e precisam de atenção especial para se manterem aquecidos e saudáveis.
Cuidados essenciais com os pets no frio
Animais de estimação, principalmente aqueles com pelos curtos, como os pinschers, são mais suscetíveis ao frio. Para garantir o conforto deles, algumas medidas são importantes: disponibilizar cobertores macios e confortáveis em suas caminha, usar tapetes de EVA ou até mesmo papelão para isolar o chão frio, e, para animais que ficam em ambientes externos, providenciar casinhas protegidas e aquecidas. Evite colocar roupas em seus animais, pois a maioria se sente desconfortável com elas, já que possuem sua própria pelagem para se proteger.
Alimentação e saúde no inverno
A alimentação dos pets também merece atenção especial durante o inverno. O aumento do frio pode exigir um maior aporte calórico, sendo necessário aumentar a quantidade de comida. Além disso, é fundamental ficar atento à saúde dos animais, pois o frio pode agravar problemas respiratórios. Doenças como traqueíte infecciosa e outras enfermidades virais podem se manifestar com mais intensidade. É importante observar qualquer sintoma e procurar um veterinário caso necessário.
Ajudando animais de rua
Não podemos esquecer dos animais que vivem nas ruas. Eles sofrem ainda mais com o frio e a falta de alimento. A solidariedade é fundamental: quem puder, deve deixar um potinho com comida e água, além de uma caixa de papelão forrada com panos para oferecer abrigo e proteção contra as baixas temperaturas. Pequenos gestos de compaixão podem fazer uma grande diferença na vida desses animais vulneráveis.
Portanto, com alguns cuidados simples, podemos garantir que nossos animais de estimação e aqueles que vivem nas ruas passem pelo inverno com mais conforto e segurança, protegendo-os dos rigores do frio e prevenindo problemas de saúde.



