Representante do sindicato José Rodolfo Rodrigues falou à CBN Ribeirão
Em contato com a Rádio CBN, José Rodolfo Rodrigues, do sindicato dos taxistas de Ribeirão Preto, detalhou a proposta de um projeto que visa conceder à categoria o direito de cobrar bandeira dois por 13 dias no mês de dezembro.
Um Reconhecimento à Categoria
Rodrigues descreve a medida como um reconhecimento à categoria, equiparando-a a um “abono natalino” ou “presente de final de ano”. Ele reconhece que, embora alguns considerem 13 dias um período curto, esse adicional é significativo para os taxistas, auxiliando nos investimentos necessários em seus veículos, como seguro, manutenção e renovação da frota.
Como Funcionará o Reajuste?
O sindicalista esclarece que os taxistas já operam com um teto de cobrança definido pelo taxímetro. A nova medida não permite cobranças acima desse teto. No entanto, o profissional autônomo tem a liberdade de oferecer descontos aos clientes habituais. A cobrança da bandeira dois será aplicada durante todo o mês de dezembro, nos horários em que a bandeira um é normalmente utilizada, ou seja, das 6h às 18h. Vale lembrar que a bandeira dois já é praticada durante o ano, das 18h às 6h, aos sábados a partir do meio-dia e até as 6h de segunda-feira.
Possível Ação do Ministério Público
Questionado sobre a possibilidade de o Ministério Público contestar a medida judicialmente, Rodrigues afirmou que a justiça deve ser respeitada. No entanto, preferiu não especular sobre a possibilidade de recursos, ressaltando que o projeto ainda precisa ser sancionado pelo executivo.
A medida representa um alívio financeiro para os taxistas, que poderão usufruir de uma renda extra no período natalino.



