Médica fala sobre os sintomas, precauções e tratamento para alergias relacionadas ao frio e calor, no ‘CBN Saúde e Bem-Estar’
A médica Janaína Mello, professora da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, conversou com a CBN sobre alergias, esclarecendo dúvidas frequentes sobre o tema.
O que são alergias?
As alergias são respostas exageradas do sistema imunológico a fatores externos. Existem diversos tipos, incluindo alergias respiratórias (rinite, asma, sinusite), alergias alimentares, alergias dermatológicas (dermatite atópica, urticária, dermatite de contato) e alergias a medicamentos. As mudanças climáticas podem piorar, principalmente, as alergias respiratórias.
Urticária e seus tratamentos
A urticária é uma alergia comum que se manifesta com lesões avermelhadas que aparecem e desaparecem, podendo ser acompanhada de inchaço (angioedema). A urticária aguda (menos de seis semanas) pode ser tratada com antialérgicos de segunda geração, que não causam sonolência. Já a urticária crônica requer avaliação médica para definição do tratamento adequado. Casos graves podem levar a um choque anafilático, exigindo atendimento médico imediato.
Leia também
Alergias em crianças e fatores desencadeantes
Crianças são mais propensas a alguns tipos de alergias, seguindo uma ‘marcha atópica’: dermatite atópica, alergias alimentares (leite, ovo), alergias respiratórias e esofagite eosinofílica. A alimentação, mudanças climáticas (como o calor, que pode causar urticária colinérgica) e contato com substâncias (como cimento ou produtos químicos, que podem causar dermatite de contato) são fatores que podem desencadear alergias. Testes como o prick test ajudam a identificar os alérgenos. A imunoterapia, com vacinas injetáveis ou em gotas, é um tratamento eficaz para algumas alergias, proporcionando alívio por anos após o término do tratamento. Muitas alergias alimentares em crianças desaparecem com o tempo, mas a desensitização, sob supervisão médica, pode ser uma opção em alguns casos.
A médica ressaltou a importância de diferenciar alergias de doenças dermatológicas, e a existência de testes específicos (como o patch test para dermatite de contato) para auxiliar no diagnóstico e tratamento adequado de cada caso. A busca por ajuda médica é fundamental para o diagnóstico preciso e tratamento eficaz das alergias.



