Tecnologia permite identificação mais precisa e rapidez no combate à doença
Software de mapeamento de casos de COVID-19 em Ribeirão Preto
A Coderpe, companhia de desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto, desenvolveu um software de georreferenciamento para mapear casos de coronavírus na cidade. O sistema promete identificar com mais precisão e rapidez os casos da doença, aprimorando as ações de combate à pandemia.
Monitoramento e controle eficaz da COVID-19
O software permite um controle e monitoramento mais eficaz da evolução dos casos de COVID-19. Com ele, é possível direcionar ações de isolamento individual com maior eficiência. O sistema também localiza pacientes, fornecendo informações como endereço, resultados de exames, data de nascimento, ocorrência de casos por faixa etária (para definição de grupos de risco) e regiões de maior concentração da doença na cidade.
Combate à doença e retomada gradual das atividades
Atualmente, as áreas centrais e a zona sul de Ribeirão Preto apresentam maiores concentrações de casos, mas a doença está presente em toda a cidade. A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto pode validar as informações do aplicativo e usar o mapeamento para traçar estratégias de combate ao coronavírus. O software, alimentado com informações da Secretaria de Saúde, contabiliza exames e mapeia a residência dos pacientes. Com a ampliação dos testes, incluindo pacientes com síndromes gripais leves, a cidade busca detectar casos leves que antes não eram contabilizados. Informações mais atualizadas permitirão, no futuro próximo, uma liberação gradual das atividades na cidade.
Leia também
Com o uso desse novo software, Ribeirão Preto dá um passo importante no combate à pandemia, permitindo um monitoramento mais preciso e a tomada de decisões mais eficazes para conter a disseminação do vírus e planejar a retomada das atividades econômicas e sociais.



