A coleta de lixo em Ribeirão Preto (SP) começou a ser retomada nesta sexta-feira (6) após o fim da paralisação dos funcionários da Estre, empresa responsável pelo serviço no município. O impasse nas negociações salariais foi resolvido em uma reunião realizada no início da manhã, e a previsão é que o serviço seja totalmente normalizado até o próximo domingo (8).
Desde a última quarta-feira (4), moradores de diversos bairros, como Jardim Botânico, Dom Miele, Sumarezinho e Manoel Pena, enfrentam transtornos com lixeiras lotadas e resíduos espalhados pelas calçadas.
A interrupção do serviço ocorreu devido a uma falta de acordo entre a categoria e a empresa Estre sobre benefícios e reajustes salariais. Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto afirmou que os pagamentos à concessionária estão em dia e que o problema foi exclusivamente interno entre a empresa e seus colaboradores.
Para acelerar a limpeza da cidade, a administração municipal exigiu que a empresa coloque equipes extras nas ruas. Uma força-tarefa atuará durante todo o final de semana para dar conta da demanda represada nos últimos três dias.
Orientações aos moradores
Enquanto a situação não é totalmente regularizada, as autoridades recomendam que a população colabore para evitar mais problemas. A orientação é evitar colocar novos lixos na rua até que o caminhão passe, para prevenir que animais rasguem as embalagens. O acúmulo de lixo pode entupir bueiros e causar alagamentos em caso de temporais.
Leia também
A prioridade da força-tarefa será as áreas onde o acúmulo é mais crítico. A Secretaria de Infraestrutura foi consultada sobre o detalhamento das rotas da força-tarefa, mas ainda não enviou retorno. O impasse foi assunto da coluna De Olho na Política desta sexta-feira.