Brasil planeja melhorar descarte de lixo até 2040, principalmente em relação aos recicláveis
O Brasil tem como meta melhorar significativamente o descarte de lixo até 2040, com foco especial na reciclagem. A realidade atual, porém, ainda apresenta desafios, como demonstra a situação em Ribeirão Preto.
Descarte de Lixo em Ribeirão Preto: A realidade local
Em Ribeirão Preto, apesar de 100% dos resíduos sólidos urbanos serem destinados a aterros sanitários que atendem às normas ambientais, a coleta seletiva ainda fica abaixo da média nacional. A cidade conta com ecopontos para o descarte de pequenas quantidades de recicláveis, entulho e materiais inservíveis, mas há espaço para crescimento na reciclagem, tanto de materiais secos quanto orgânicos.
Avanços Necessários e o Plano Nacional
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) prevê o fim dos lixões e aterros controlados em dois anos, uma meta ambiciosa considerando os mais de 3 mil existentes no país. Ribeirão Preto precisa ampliar a reciclagem e fortalecer a logística reversa em parceria com a iniciativa privada. O governo federal espera alcançar a reciclagem de 48% do lixo urbano até 2040, enquanto a média atual fica em apenas 2%.
Leia também
Descarte Responsável e Coleta Seletiva
A maior parte dos bairros de Ribeirão Preto possui coleta de lixo, sendo que alguns também contam com coleta seletiva. Para aqueles não atendidos pela coleta porta a porta, a prefeitura disponibiliza ecopontos e pontos de coleta em parques municipais. Para outros tipos de resíduos, como entulho e massa verde, a recomendação é a contratação de empresas especializadas. A população precisa estar ciente da importância do descarte correto para alcançar as metas de reciclagem e gestão de resíduos.



