Atualização foi anunciada nesta sexta-feira (26); ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes
Ribeirão Preto e região voltam à fase vermelha do Plano São Paulo
Ocupação de UTIs e a volta à fase vermelha
Ribeirão Preto e região retornaram à fase vermelha do Plano São Paulo devido ao aumento da ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19. A ocupação atingiu 77,2%, impulsionando a reclassificação, mesmo com outros indicadores, como novos casos, internações e mortes, apontando para fases menos restritivas.
Cenário epidemiológico e precaução
Apesar da melhora em indicadores como novos casos (338,4%), internações (54,5%) e mortes (5,8%), a alta na ocupação de UTIs reflete o ciclo da doença, com um longo período entre contágio e internação. A decisão de retornar à fase vermelha foi tomada como uma medida de precaução, considerando a tendência de alta na ocupação de leitos nos últimos sete dias e a circulação de novas variantes do coronavírus.
Leia também
Aprovação de decreto na Câmara Municipal
Em outra notícia, a Câmara Municipal aprovou um decreto legislativo que suspende um decreto do executivo. Agora, funcionários públicos da prefeitura com comorbidades podem se afastar do trabalho declarando-se portadores de doença de risco, sem a necessidade de laudos ou perícias.
A situação epidemiológica em Ribeirão Preto demonstra a importância do monitoramento constante e da adoção de medidas preventivas para conter o avanço da Covid-19. A aprovação do decreto na Câmara Municipal, por sua vez, facilita o acesso de funcionários públicos com comorbidades ao afastamento do trabalho, contribuindo para a segurança sanitária.