CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Colunista comenta o rebaixamento de Ribeirão Preto para a fase vermelha do Plano São Paulo

Ouça a coluna 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes
rebaixamento Ribeirão Preto
Ouça a coluna 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes

Ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes

Ribeirão Preto e região voltam à fase vermelha do Plano São Paulo

Reação em cadeia: indicadores e pressão política

A reclassificação de Ribeirão Preto e região para a fase vermelha do Plano São Paulo não foi uma surpresa. A ocupação de leitos de UTI para pacientes com COVID-19 na região ultrapassou 80%, principalmente em Ribeirão Preto e Franca, forçando o governo estadual a agir. Apesar da pressão política para manter a fase laranja, o Estado não poderia ignorar os critérios do próprio plano, que vinham sendo sistematicamente ultrapassados. A ocupação de UTI em Ribeirão Preto saltou de 73,1% na sexta-feira anterior para 82% nesta sexta, um aumento de quase 10% em apenas uma semana.

Impacto regional e medidas necessárias

A situação é preocupante em toda a região, com Franca apresentando índices de ocupação de UTI próximos aos de Ribeirão Preto (81,9%). A capacidade hospitalar de Ribeirão Preto, embora maior que a de Franca, está sobrecarregada. A população deve respeitar as medidas restritivas da fase vermelha, como isolamento social e evitar aglomerações, para diminuir a ocupação dos leitos e permitir uma rápida volta à fase laranja. A conscientização individual é crucial, pois atitudes aparentemente inofensivas, como festas clandestinas, podem levar à contaminação de pessoas mais vulneráveis.

Desafios e perspectivas

A prefeitura de Ribeirão Preto deve se pronunciar em entrevista coletiva para esclarecer pontos como quais serviços serão considerados essenciais durante a fase vermelha, já que há divergências entre o decreto municipal e o entendimento do governo estadual. A Baixada Santista serve como exemplo de região que conseguiu controlar a pandemia e manter indicadores positivos, demonstrando que é possível reverter a situação com medidas eficazes e conscientização da população. A expectativa é que a região de Ribeirão Preto consiga controlar a pandemia o mais rápido possível, evitando uma permanência prolongada na fase vermelha, como ocorreu em 2020.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.