CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Colunista da CBN Ribeirão, cardiologista Fernando Nobre lança seu terceiro livro

Médico, que comanda o quadro 'CBN Saúde', fala de sua mais nova obra: Superfícies, profundidades, histórias, estórias, poesia
livro cardiologista Fernando Nobre
Médico, que comanda o quadro 'CBN Saúde', fala de sua mais nova obra: Superfícies, profundidades, histórias, estórias, poesia

Médico, que comanda o quadro ‘CBN Saúde’, fala de sua mais nova obra: Superfícies, profundidades, histórias, estórias, poesia

O cardiologista e escritor Dr. Fernando Nobre concedeu entrevista ao programa Giro Sabené para discutir seu novo livro, Superfícies e profundidades, histórias, histórias e poesia. A obra reúne crônicas sobre a rotina médica, muitas delas inspiradas em suas experiências profissionais.

A escrita como extensão da medicina

O Dr. Nobre, com mais de 20 livros publicados na área de cardiologia e hipertensão, explica que sempre apreciou a escrita e a leitura. Para ele, a linguagem precisa da medicina difere da literatura, que permite múltiplas interpretações. Seu novo livro representa uma mudança de estilo, explorando a narrativa e a poesia para abordar temas relacionados à sua profissão. Ele já havia publicado anteriormente um livro de crônicas infantis e outro com lições sobre saúde cardíaca em parceria com a CBN e a Globo.

A importância da sensibilidade na medicina

O médico destaca a importância da sensibilidade e da interação médico-paciente. Para ele, a medicina não se resume à técnica, mas exige empatia, escuta e compreensão. Ele cita um de seus poemas que reflete sobre a necessidade de os médicos compreenderem que não há uma “escola para ensinar as pessoas a serem pacientes”. A amizade também é tema recorrente em sua obra, com o poema “Amigos” (página 108) destacando a importância das relações humanas em sua vida e carreira.

Entre a realidade e a ficção na medicina

Ao comentar sobre a representação da medicina em séries e filmes, o Dr. Nobre observa que, para alcançar o grande público, a ficção necessita de elementos fantasiosos. Embora reconheça a necessidade de filtrar as informações, ele acredita que a divulgação da medicina através do entretenimento pode ser positiva, desde que transmita a importância da relação médico-paciente. Ele finaliza a entrevista compartilhando a expectativa de lançar em breve um novo livro, um romance intitulado Homem-médico, que explorará a vida de um profissional da área, suas relações familiares e a prática médica.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.