CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Colunista volta a abordar a tendências de consumo para 2021

Ouça a coluna ‘CBN Tecnovação’ com Dalton Marques
tendências de consumo 2021
Ouça a coluna ‘CBN Tecnovação’ com Dalton Marques

Ouça a coluna ‘CBN Tecnovação’ com Dalton Marques

Em meio às transformações impostas pela pandemia, as tendências de consumo em 2021 apontam para novas necessidades e comportamentos. Um estudo da Euromonitor revela insights importantes sobre como a tecnologia se adapta e impacta esse novo cenário.

Segurança e Saúde: O Novo Normal

A pandemia intensificou a preocupação com a segurança e a saúde, impactando diretamente os hábitos de consumo. A busca por métodos de pagamento sem contato, como o uso de celulares, aumentou significativamente (20% dos consumidores). A demanda por produtos e equipamentos com funções de limpeza, como ar condicionado autoesterilizante, também cresceu. A origem dos produtos, especialmente em serviços de alimentação, e os padrões de segurança na produção e entrega tornaram-se cruciais para os consumidores.

Desinformação e o Consumidor Rebelde

A Euromonitor identificou uma parcela de consumidores “inquietos e rebeldes”, impactados pela desinformação e crise de confiança. Esse grupo pode ser tanto gerador quanto consumidor de fake news, mas também se mobiliza em prol de causas. O movimento que inflou artificialmente o preço das ações da GameStop, ilustra o poder dessa mobilização online e a necessidade das empresas em monitorar e responder a esses movimentos, sejam eles justos ou injustos.

Bem-Estar Mental: Uma Prioridade Emergente

O impacto da pandemia na saúde mental é inegável. O estudo mostra que 73% dos consumidores relatam que a depressão e a saúde mental afetam suas vidas. Essa realidade abre espaço para negócios que promovam o bem-estar psicológico, como aplicativos de saúde mental, cursos online focados em atividades relaxantes e práticas que resgatam o simples prazer de aprender e se conectar consigo mesmo.

Em resumo, as tendências de consumo pós-pandemia exigem adaptação e inovação das empresas. A priorização da segurança e saúde, a necessidade de lidar com a desinformação e a crescente demanda por bem-estar mental moldam um novo normal que requer atenção, flexibilidade e a busca por soluções tecnológicas eficazes. A inovação aberta e as parcerias estratégicas se tornam ferramentas essenciais para atender às novas necessidades do consumidor.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.