Sobre os recursos hídricos de Ribeirão, confira o comentário do Engenheiro Ambiental, Anderson Assis
Hiberão Preto busca alternativas para o abastecimento de água
Abastecimento atual de água em Hiberão Preto
A cidade de Hiberão Preto depende 100% do Aquífero Guarani para seu abastecimento público. A água é captada através de poços tubulares de grande profundidade. O aquífero, com características de solos sedimentares, apresenta grande oferta de água, mas sua exploração excessiva preocupa.
Preservação do Aquífero Guarani
A preservação do Aquífero Guarani é crucial. Por ser sedimentar, é mais suscetível à contaminação. A recarga do aquífero é lenta, e a extração de grandes volumes pode causar problemas. Ações de preservação devem ser implementadas, variando de acordo com as características de cada região do aquífero, desde a proteção das áreas de recarga até o controle do volume explorado.
Leia também
Alternativa de abastecimento com águas superficiais
Em razão da crescente escassez dos recursos subterrâneos, Hiberão Preto estuda a utilização de águas superficiais como alternativa de abastecimento. A água dos rios será captada, tratada em uma estação de tratamento e distribuída à população, da mesma forma que a água subterrânea. Embora atenda aos padrões de qualidade, a água superficial pode sofrer variações em períodos de estiagem, ao contrário da água subterrânea, que mantém sua qualidade constante.
A utilização de águas superficiais é uma solução estratégica para garantir o abastecimento de água em Hiberão Preto a longo prazo, complementando o sistema atual e mitigando os riscos da dependência exclusiva do Aquífero Guarani.



