Estados Unidos, Canadá e México, respectivamente, compõem o pódio; ouça a coluna ‘Fair Play’ com Rogério Quintela
Jogos Pan-Americanos: Brasil busca repetir o feito de 2019
Resultados e destaques
Os Jogos Pan-Americanos, iniciados em 20 de outubro e que se estendem até 5 de novembro, mostram os Estados Unidos na liderança com 134 medalhas, seguidos pelo Canadá (76), México (64) e Brasil (61). Ontem, os destaques brasileiros foram Rebecca Andrade (ginástica), Arthur Nory (ginástica), Guilherme Costa (1500m livre) e Lucas Verthe (remo). Bia Ferreira, bicampeã mundial de boxe, garantiu vaga para Paris 2024 ao conquistar uma medalha de prata.
Desempenho e expectativas
Apesar de estar em quarto lugar, o Brasil ainda tem grandes chances de melhorar sua posição. Esportes como judô, vôlei e atletismo ainda não tiveram suas competições principais. O bom desempenho no skate e o impressionante resultado do baseball (com vitória sobre Cuba) mostram o potencial da equipe brasileira. O handebol feminino enfrenta Cuba às 13h e o futebol masculino estreia às 20h, com expectativas mais baixas devido à formação sub-20 e à falta de liberação de jogadores por parte dos clubes.
Leia também
Classificação para Paris 2024
Com os resultados, o Brasil já tem 113 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo 67 mulheres e 38 homens. O sucesso das atletas brasileiras nos Jogos Pan-Americanos indica que elas serão a maioria da delegação em Paris, marcando a primeira vez na história olímpica que homens e mulheres competem em igual número. Acompanhe os jogos pelo YouTube, Canal Olímpico, TV Gazeta e GE.
O esporte brasileiro mostra grande potencial, com diversas competições e resultados positivos. Mais informações podem ser conferidas no site da CBN (cbnriberao.com.br) e em agregadores de podcasts.