Algumas paróquias de Ribeirão já iniciaram suas festas; empresa de derivados de amendoim projeta aumento de 50% nas vendas
As festas juninas estão chegando e o clima de alegria e celebração já toma conta de várias cidades. Para Fernanda, a época é sinônimo de quitutes deliciosos como pamonha, canjica e quentão. Ela revela seus segredos culinários, incluindo uma dica especial para quem quer facilitar o preparo da canjica.
Festas Juninas em Ribeirão Preto: Tradição, Fé e Solidariedade
Além da culinária, as festas juninas também são marcadas por quermesses tradicionais, que reúnem famílias e amigos em um clima de fé e confraternização. Em Ribeirão Preto, diversas paróquias aproveitam a ocasião para arrecadar fundos para suas obras sociais. A Paróquia Santana e São Joaquim, por exemplo, realizará sua quermesse anual de 7 a 16 de junho no estacionamento do Shopping Iguatemi, com o objetivo de levantar recursos para a construção de sua sede própria. Já a Paróquia Jesus, Nossa Esperança, destinará parte da renda obtida com sua festa (4 a 25 de maio) para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Um Pouco de História e Economia
As festas juninas, apesar de tão arraigadas na cultura brasileira, têm origem europeia, trazidas pelos portugueses no século XVI. A celebração de santos como São João, São Pedro e Santo Antônio, todos comemorados em junho, contribuiu para a consolidação da tradição no país. O período também representa um importante impulso para a economia, com aumento significativo nas vendas de produtos típicos como paçoca e pé de moleque, segundo Leonardo Adimari, diretor comercial e de marketing de uma empresa de alimentos da região. Este ano, porém, a safra de amendoim sofreu com as condições climáticas, representando um desafio para a indústria de alimentos.
Leia também
Onde encontrar as festas juninas em Ribeirão Preto
Para quem deseja aproveitar as festividades, diversas opções estão disponíveis em Ribeirão Preto. A comunidade Jesus, Nossa Esperança realiza sua festa nos dias 18 e 25 de maio (Rua Deputado Orlando Jurca, 280 – Quintino Facci II); a Paróquia Santa Rita de Cássia de 17 a 22 de maio (Rua Primo Furquim, 18 – Jardim Independência); a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus nos dias 17 e 18 de maio (Rua José Alencar, 1530 – Vila Tamandaré); e a Matriz Santa Teresinha, na Ribeirânia, de 30 de maio a 8 de junho. A festa da Paróquia São Santana e São Joaquim acontece de 7 a 16 de junho no estacionamento do Shopping Iguatemi. Todas as festas são gratuitas.
As festas juninas em Ribeirão Preto oferecem uma combinação única de tradição, fé, solidariedade e muita gastronomia, proporcionando momentos de alegria e união para toda a comunidade.



